Zuza Homem de Mello: novo programa do crítico em parceria com o SESC-SP foi ar no sábado (3), um dia antes de sua morte
Zuza Homem de Mello: novo programa do crítico em parceria com o SESC-SP foi ar no sábado (3), um dia antes de sua morte | Foto: Divulgação

São Paulo - Um dos principais pesquisadores da música brasileira, o jornalista paulistano José Eduardo Homem de Mello - mais conhecido como Zuza - morreu em São Paulo no domingo (4) Aos 87 anos, ele teve um infarto agudo do miocárdio enquanto dormia.

Nas redes sociais, amigos e colegas de profissão lamentaram sua morte. O cantor Gilberto Gil, que participou do primeiro episódio do novo programa de Zuza com o Sesc São Paulo, "Muito Prazer Meu Primeiro Disco", que foi ao ar no sábado (3), publicou sua mensagem no Twitter.

"Sinto muito pela passagem de Zuza Homem de Mello, pesquisador, crítico e jornalista musical, com quem estive recentemente para a gravação do programa "Muito Prazer, Meu Primeiro Disco", do qual ele foi curador. Descanse em paz."

João Bosco também lembrou o jornalista com uma foto de um abraço entre os dois. "Nos melhores momentos, a gente aproveita a pessoa e não se preocupa com a qualidade da foto. Meu grande amigo se foi. Um brasileiro imenso, profundo conhecedor e apaixonado por nossa música. O mais importante pesquisador cultural que já tivemos. Sentirei muita saudade. Descanse em paz, Zuza", escreveu.

Veja outras publicações homenagens:

Chico César, cantor

"Ah, Zuza! Meu amigo, mestre. Grato pela sua vida tão generosamente musical. Fico com seu abraço, seu afeto, sua sabedoria de bem viver em troca e consonância. Ouvidos e coração abertos, é certo. Sempre."

Mauricio Pereira, músico

"Eu era moleque e ouvia aquele programa que ele tinha na rádio Jovem Pan no fim da tarde que uma aula de música por dia", escreveu. "As ideias, os livros, as produções, os papos bons, os projetos culturais, o incentivo: taí um cara que deixou um legado lindo, grande, generoso, que a gente tem que ir atrás, beber dele, preservar."

Ná Ozzetti, cantora

"Zuza, obrigada por tudo! Sempre muito felizes os momentos contigo. Sempre tua alegria contagiante. Sempre um grande aprendizado. Vai fazer falta. Voa em paz , que os mestres o recebam. Por aqui, infinitos aplausos."

Ruy Castro, jornalista e escritor

"Zuza tinha uma grande vantagem sobre nós que tratamos de música por escrito - era músico. Como ex-engenheiro de som, sabia também de técnicas de gravação, o que, na era do disco, passou a ser importante na apreciação da música. E não apenas viu e ouviu quase tudo que se produziu de essencial na música popular e no jazz dos últimos 60 anos. Fez isto a dois ou três metros de distância do artista, muitas vezes indo falar com ele antes ou depois de sua apresentação- e, em alguns casos, durante!"

Yamandu Costa, violonista e compositor

"Perdemos um cavalheiro. Figura que amava o Brasil mais bonito, ajudou a criar esse lugar que tentamos manter e nos e tao profundo. Zuza Homem de Mello deixa o exemplo do incansável, da sensibilidade e dedicacao a cultura do nosso pais. Que em paz descanse e meus sentimentos a família!"