Música barroca em destaque
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 28 de abril de 2009
Nelson Sato<br> Reportagem Local 
Chama-se Resonantia o mais novo grupo dedicado à música histórica em Londrina. Criado este ano, o quarteto faz uma apresentação hoje no Colégio Mãe de Deus, onde interpreta peças do repertório barroco para canto, viola da gamba e cravo.
O grupo é formado por Carla Nishimura (soprano), Satiko Muzilli (soprano), Ana Paula Miqueletti e Silva (cravo) e Plínio Machado (viola da gamba). Todos têm experiência em música medieval, renascentista e barroca. Todos revelam intimidade na utilização de réplicas de instrumentos de época.
Sob orientação de Maria Alice Brandão, eles costumam ilustrar as apresentações com breves comentários e informações sobre as músicas escolhidas. O repertório deste concerto traz a música para os instrumentos solo bem como para acompanhamento de vozes solistas e virtuoses, informa Machado.
O programa homenageia o compositor Haendel, cuja celebração de 250 anos de morte ocorre este mês. A abertura traz uma suíte do autor para cravo solo, introduzindo o ouvinte ao universo da música barroca. Na sequência, o grupo executa a cantata Quel fior challalba ride, apresentando a arte contrapontística do mestre.
De Hume, foram pinçadas as peças A Toy, A Polish Villanell e Ayre. Elas representam dentro da obra de T. Hume pequenas fantasias melódicas, divagações musicais, explorando sonoridades da viola através de acordes como em um alaúde. Custa a acreditar que um homem, aparentemente rude, possa ter tido um refinamento espiritual para compor e editar uma obra que apresenta os diversos humores do homem renascentista inglês. É um dos marcos do repertório da viola da gamba, assinala Machado.
O repertório prossegue com Bach, do qual foi selecionada a ária da Cantata nº 61 (do 1º domingo do Advento) para soprano. O músico explica que o texto traz uma reflexão individual em dois momentos distintos, um ordenando ao próprio coração que esteja preparado para a vinda de Jesus; e no segundo momento, já festejando a felicidade com esta realização.
Ainda no programa, a Sonata em Mi, de Abel, traz uma amostra da mudança de estilo no repertório violístico do final do barroco e início de classicismo. O tratamento do instrumento apresenta a diferença marcante entre melodia e acompanhamento, diferente dos períodos anteriores. Encerrando o concerto, o grupo interpreta a obra Leçons de Tenèbres, de François Couperin, que evoca as lamentações de Jeremias e o período de penitência do povo judeu nos cativeiros.
É um repertório próprio das celebrações da Semana Santa, ressalta Machado. No final do texto tem-se um forte apelo a toda a nação judaica (representada pela cidade de Jerusalém) à conversão para que seja salva de suas iniquidades e se volte ao Senhor. Este apelo é direcionado também aos cristãos da corte de Luís XIV para que através do arrependimento alcancem a glória eterna após a morte.
Além do concerto de hoje, o Resonantia já tem outra apresentação agendada: dia 12 de maio em Maringá.
SERVIÇO
Concerto com o grupo Resonantia
Quando - Hoje, 20h30
Onde - Colégio Mãe de Deus, em Londrina
Mais informações - (43)
3878-6828


