MÚSICA - Uma voz preciosa
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 19 de janeiro de 2005
Equipe da Folha 
Curitiba O destaque da agenda da Oficina de Música desta quarta-feira é o espetáculo que a cantora paulista Mônica Salmaso e o pianista carioca André Mehmari apresentam no Teatro da Reitoria. O programa passeia pela música brasileira, reunindo composições de Ary Barroso, Dorival Caymmi, Chico Buarque, Caetano Veloso e Jair do Cavaquinho, além de canções que nasceram de parcerias entre Tom Jobim e Vinícius de Moraes, Janet Almeida e Haroldo Barbosa, Paulo César Pinheiro com Guinga, Sérgio Santos e Maurício Carrilho.
Professores da 13 Oficina de MPB, Mônica e André respondem respectivamente pelas classes de Canto e Repertório e Piano sem Fronteiras. À frente de 48 alunos vindos de várias partes do Brasil, Mônica tem por objetivo aumentar a capacidade de percepção dos participantes por meio da escuta e experimentação de composições. André atende 21 alunos, abordando as diferentes linguagens e estilos do piano, as variadas técnicas, o piano no contexto jazzístico, além de audição crítica de gravações relevantes para o esclarecimento dos tópicos.
A outra atração de hoje durante a oficina é o grupo vocal curitibano Nós em Voz, que apresenta o show ''Olhar''. Trata-se de uma coletânea de canções onde os compositores se mostram como contadores de histórias. No repertório, compositores brasileiros consagrados, como Assis Valente (Brasil Pandeiro), Danilo Caymmi (Brasil Nativo), Sivuca (Feira de Mangaio), Gilberto Gil (Punk da Periferia), Hebert Vianna (Lanterna dos Afogados) e Lenine (Paciência).
O grupo tem direção do músico Dirceu Saggin, foi criado há 8 anos e realizou mais de 140 shows. Em novembro de 2003, o Nós em Voz gravou seu primeiro CD ''Olhar ao Vivo'', no Teatro da Reitoria.
Serviço:
- Apresentação de Mônica Salmaso (canto) e André Mehmari (piano) no Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro), às 21 horas, e Show do Grupo Vocal Nós em Voz no Teatro do Sesc da Esquina (R. Visconde do Rio Branco, 969), também às 21 horas. Os espetáculos integram a programação a Oficina de Música de Curitiba. Os ingressos para cada uma das atrações custam R$ 5,00.


