Curitiba De onde vem a inspiração para compôr? O processo natural para músicos e muitas vezes incompreensível para leigos é tema da palestra que a dupla Kleiton e Kledir ministra hoje, dentro da programação da 23 Oficina de Música de Curitiba. A palestra ''Letra e Música'' aborda o processo de composição, harmonia, melodia, além de como ouvir e entender música. Para quem quer escutar boa música, aliás, a Orquestra à Base de Sopro também se apresenta hoje. O grupo, cuja base é formada por um naipe de instrumentos de sopro (flautas, clarinetes, saxofones, trompetes e trombones), acompanhados por piano, guitarra, baixo, bateria e percussão, vai contar com a participação especial do clarinetista Nailor Azevedo, o Proveta, da Banda Mantiqueira.
A palestra ''Letra e Música' é um projeto desenvolvido pela dupla gaúcha Kleiton e Kledir para jovens e universitários de todo o País. Eles começaram a carreira na década de 70, com o grupo Almôndegas. Depois de vários sucessos já como dupla, eles decidiram se separar e seguir carreira solo. Em 1996 lançaram ''Dois'', pela gravadora Universal. Três anos depois, Kleiton e Kledir lançaram o trabalho Clássicos do Sul, pela gravadora Universal.
A apresentação da Orquestra de Sopros ainda hoje tem direção artística de Sérgio Albach. No concerto, a Orquestra mostra um repertório de composições e arranjos de novos autores, como ''Chapéu de Palheta'', de Toninho Ferragutti, ''Ferragutiando'', de Laércio de Freitas, e ''Solito'', de Ciro Pereira. Também aparecem ''A Ginga do Mané'' e ''Noites Cariocas'', de Jacob do Bandolim, ''Chorando Baixinho'', de Abel Ferreira, e ''1 x 0'', de Pixinguinha, entre outras.
Em seu sexto ano de existência, a Orquestra à Base de Sopro, além do repertório de acervo, que tem mais de 40 arranjos de diversos compositores, vem desenvolvendo um repertório de composições dos próprios músicos da orquestra, incentivando a produção local.
Convidado para participar do concerto da orquestra, Proveta tem uma longa carreira dedicada à MPB. É o líder da Banda Mantiqueira desde 1991. A banda foi convidada a representar o Brasil em Portugal na Expo 98, participou do Free Jazz Festival no Rio de Janeiro e em São Paulo e, nesse mesmo ano, foi reconhecida internacionalmente e indicada ao Prêmio Grammy.

Serviço:
23 Oficina de Música de Curitiba - 13 Oficina de MPB. Concerto da Orquestra à Base de Sopro no Teatro da Reitoria hoje, às 21h. Ingressos a R$ 5,00. Palestra ''Letra e Música'', às 18h30 no Teatro do Sesc da Esquina. Entrada franca.

mockup