''A música do Brasil é sertaneja. É um ritmo que independe da moda, porque faz parte da nossa história.'' A frase do diretor-artístico da Tupi FM -emissora que há 17 meses é líder no ranking do Ibope entre as rádios de São Paulo - é uma das explicações para o fato de as duplas se destacarem na relação das músicas mais tocadas em 2005, segundo a Crowley (empresa responsável pela pesquisa de execução fonográfica em cerca de 300 emissoras do país).
O sertanejo não só lidera o ranking como ocupa metade das dez primeiras posições (leia texto nesta página). ''Fui Eu'', na voz de Zezé Di Camargo & Luciano, foi a música mais tocada em 2005. A canção de Sullivan & Massadas já fez sucesso no início dos anos 90 na voz de José Augusto.
É a segunda vez consecutiva que a dupla sertaneja lidera a lista da Crowley. Mas, no ano em que eles também fizeram sucesso no cinema com ''2 Filhos de Francisco'', tiveram um desempenho pior que o de 2004, quando emplacaram duas músicas entre as dez mais do ano.
Em segundo e terceiro lugares, o ranking traz as estréias da atriz de ''Malhação'' Marjorie Estiano, com ''Você Sempre Será'', e do grupo Rapazolla, com ''Coração'', respectivamente. As regravações dominam as três posições seguintes: ''Vamos Fugir'', do Skank, ''Os Amantes'', de Daniel, e ''Festa no Apê'', de Latino.
Além de Zezé Di Camargo & Luciano e Daniel, os também sertanejos Edson & Hudson e Bruno & Marrone estão na lista. Na de 2004, Edson & Hudson estavam em 14º lugar; agora estão em sétimo. ''Fizemos mais TV e mais shows e as pessoas passaram a nos conhecer melhor'', afirma Edson. A troca de gravadora - a dupla deixou a Deckdisc para integrar o time da EMI - também é apontada como um fato que possibilitou esse desempenho.
Os únicos músicos que emplacaram mais de uma música entre as dez mais foram Bruno & Marrone. Eles estão em oitavo, com ''Choram as Rosas'', e em nono, com ''Quer Casar Comigo''. ''Isso mostra que a gente acertou no repertório e que estamos antenados com o que o nosso público quer'', diz Bruno.
''A Volta'', canção gravada nos anos 60 por Os Vips, completa a relação das dez mais, agora cantada por Roberto Carlos, que a compôs em parceira com Erasmo Carlos.
Como funciona - A Crowley Broadcast Analysis é uma empresa de pesquisa de origem norte-americana que monitora eletronicamente as músicas que são executadas pelas rádios brasileiras desde 1997.
Para formar o ranking com as músicas mais executadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2005, foram monitoradas cerca de 300 emissoras do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Campinas, Brasília, Recife, Ribeirão Preto, Porto Alegre e Curitiba.
O resultado da pesquisa é publicado semanalmente na revista Sucesso CD. Ao final do ano, a empresa organiza um ranking que traz as faixas mais executadas nos últimos 12 meses nas rádios brasileiras.

AS MAIS TOCADAS

Confira a pesquisa do Crowley Broadcast Analisys do Brasil

1 - ‘‘Fui Eu’’, de Zezé di Camargo & Luciano
2 - ‘‘Você Sempre Serᒒ, de Marjorie Estiano
3 - ‘‘Coração’’, do Rapazolla
4 - ‘‘Vamos Fugir’’, do Skank
5 - ‘‘Os Amantes’’, do Daniel
6 - ‘‘Festa no Ap꒒, de Latino
7 - ‘‘É Amor Demais’’, do Edson e Hudson
8 - ‘‘Choram as Rosas’’, de Bruno & Marrone
9 - ‘‘Quer Casar Comigo’’, de Bruno & Marrone
10 - ‘‘A Volta’’, de Roberto Carlos
11 - ‘‘Cadê meu Amor’’, de Zeca Pagodinho
12 - ‘‘Um Minuto para o Fim do Mundo’’, de CPM 22
13 - ‘‘Eu Quero Sempre Mais’’, do Ira! com participação da Pitty
14 - ‘‘Home’’, de Michael Buble
15 - ‘‘Sinônimo’’, de Chitãozinho & Xororó
16 - ‘‘Inevitável’’, de Bruno & Marrone
17 - ‘‘Lonely’’, de Akon
18 - ‘‘Me Olha nos Olhos’’, do Sorriso Maroto
19 - ‘‘Céu da Boca’’, de Ivete Sangalo
20 - ‘‘Candy Shop’’, do 50 Cent

Fonte: Crowley Broadcast Analysis do Brasil, de 01/01/2005 a 31/12/2005