Nelson Sato
Reportagem Local

As guitarras soam climáticas, mas pesadas ao extremo. O andamento é lento, arrastado, quase parando. As letras abordam a melancolia, a depressão e – em alguns casos – a temática ocultista. Muitas bandas adotam vocais femininos, com as variações sonoras correspondendo às influências recebidas, cujo leque incorpora desde orquestrações e teclados etéreos a elementos das vertentes mais brutais do metal.
  Distinguir ‘‘doom metal’’ e ‘‘gothic metal’’ é quase sempre um tormento para os não-iniciados. Os estilos se confudem a tal ponto que até seguidores costumam engasgar na hora da explicação. Neste sábado, Londrina abriga pela primeira vez um festival do gênero, com participação de quatro bandas – uma local e três de Curitiba. Mas convém ficar alerta.
  ‘‘The Introspective Soul’’, que acontece no Espaço 2 (Rua Acre, 309, próximo ao supermercado Condor), começa impreterivelmente às 19 horas. O horário, incomum para shows de rock, justifica-se pelo fato do local não possuir isolamento acústico. Por isso, os amplificadores terão que ser silenciados mais cedo para evitar tretas com a vizinhança.
  Borderline, a única banda londrinense escalada, foi formada em 2001. Abre a programação mostrando composições próprias, que estarão presentes em seu álbum de estréia, a ser gravado nos próximos meses. Será o primeiro show com a nova formação, que inclui Milena (vocal), Rogério Black (guitarra), Thiago Fernandes (guitarra), Saulo Marlier (baixo) e Gustavo Rocha (bateria).
  Em seguida, sucedem-se no palco as bandas curitibanas Eternal Sorrow, My Suffering e Sarx Thanatos (não necessariamente nesta ordem). A primeira banda festeja uma década de estrada. No ano passado lançou o CD ‘‘Legacy’’, após já ter gravado a demo-tape ‘‘The Sadness’ Elevation’’ (1966) e o CD ‘‘The Way of Regret’’ (1998).
  My Suffering, por sua vez, foi fundada há três anos. De lá para cá enfrentou mudanças na formação, o que empacou a entrada no estúdio para registrar suas canções. Sarx Thanatos, por fim, mescla gothic, doom, thrash e heavy metal. Também não gravou disco. Se você não é fã do estilo, mas pretende conferir o festival, cuidado para não destoar do ambiente. Roupinha clarinha de verão jamais. O uniforme da turma é preto, preto total.

SERVIÇO
n Festival ‘‘The Introspective Soul’’. Shows das bandas Borderline, Eternal Sorrow, My Suffering e Sarx Thanatos. Horário: 19 horas. Local: Espaço 2 (Rua Acre, 309). Ingressos: R$ 5,00. Ponto de venda: Tatoo Live Clinic (Rua Piauí, 822-A).

mockup