Quando Londrina ainda não tinha nem três anos de ''emancipação política'', o desejo de alegrar as cerimônias litúrgicas da cidade com cânticos religiosos motivou um grupo de freiras a montar um pequeno coral, chamado de ''madrigal'', incluindo algumas pessoas leigas, totalizando oito integrantes: cinco freiras e três leigas. O grupo era liderado pela irmã Mariarégis, da Congregação de Schoenstat, recém-formada em Londrina. Na época, onde hoje está a Catedral Metropolitana, existia uma pequena capela, onde na sacristia o coral cantava. De lá para cá, 67 anos já se passaram e neste domigo, o ''Coral Santa Cecília'', nome oficial do coral da Catedral, comemora mais um aniversário, que na verdade é no sábado, dia 22 de novembro. No domingo, às 10h30, o coral se apresenta durante a missa litúrgica da Catedral, e o repertório vai incluir cantos gregorianos, além de clássicos.
E a prova viva de que ''cantar faz bem'' está estampada no rosto de Elizabeth da Silva Luelsdorf, que há 63 anos integra o coral e é atualmente a cantora mais velha do grupo. ''Sou a 'vovó'', brinca essa sergipana, que aos dez anos mudou para Londrina, junto com a família, e nem de longe aparenta ter seus 76 anos. Aluna do Colégio Mãe de Deus, aos 13 anos foi convidada a integrar o coral, de onde nunca mais saiu. ''O coral é a minha vida e é muito bom ver quantas coisas já passamos para chegar até aqui'', comentou.
Hoje o coral é formado por 45 vozes, 22 femininas e 23 masculinas, e Elizabeth lembra quando em 1948 houve a fusão de vozes, já que antes o coral era exclusivamente feminino. ''Algumas missas necessitavam de voz masculina e aí decidimos nos unir com o coral dos Congregados Marianos. Isso foi muito bom, deu mais vida ao coro, que ficou mais incorpado'', disse.
Questionada se concorda com a máxima de que ''quem canta, reza duas vezes'' (atribuída a Santo Agostinho, em latim ''qui cantat, bis orat''), Elizabeth afirmou: ''acredito que sim. A voz é o nosso instrumento, algo que vem de dentro a que você dá a emoção, e sentimos que isso nos eleva espiritualmente.''
Nos 67 anos do coral, vários regentes já passaram por ele. Há cinco anos, Erico Engelmann é o responsável pela regência do coro, acompanhado pelo organista Paulo Damaceno, e considera o coral um patrimônio histórico da cidade. ''Buscamos preservar a tradição cultural da música sacra. Atualmente a as pessoas preferem cantos mais animados, mas acredito que há espaço para todos'', destacou Engelmann. Ele também informou que o coral está aberto para a entrada de novos integrantes. ''Isso é muito importante para aumentar a mobilidade vocal do grupo'', afirmou.
Há dois anos o coral vem tentando a aprovação junto ao Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) da gravação de um CD, o que até agora não foi viabilizado. Mas até o dia 20 de dezembro, deverá estar participando, com seis músicas natalinas, do lançamento do CD que faz parte do projeto ''Natal em Toledo'', mantido pela prefeitura do município. No dia 19 de dezembro, a partir das 17 horas, o coral participa da programação cultural da Santa Casa de Londrina, além de apresentações em diversos eventos da cidade.

Serviço:
- Apresentação do Coral Santa Cecília. Domingo. 10h30. Catedral Metropolitana de Londrina, durante celebração da missa dominical.

mockup