Museus de Londrina, Cambé, Ibiporã e Rolândia promovem diversas atividades pela internet nesta quinta (21) e sexta-feira (22). As ações integram a programação da 18ª Semana Nacional de Museus, que tem como objetivo unir instituições deste segmento no Brasil para o desenvolvimento de ações direcionadas a todos os públicos. As ações realizadas na Região Metropolitana de Londrina estão alinhadas à temática nacional desta edição, que trata do papel dos museus para o trabalho com a diversidade e inclusão.

Devido ao isolamento social adotado para conter a pandemia de Covid-19, o cronograma da Semana Nacional de Museus foi adaptado para oferecer atrações online. Qualquer pessoa pode participar, gratuitamente, de todas as ações. As inscrições estão disponíveis pelo link https://bit.ly/2Z8cYCc. Ao acessar a página, o usuário deverá preencher um breve formulário com dados pessoais e apontar qual será a modalidade de participação. A quantidade de vagas é limitada a 100 participantes, no máximo, e quem estiver inscrito terá direito a receber um certificado.

Nesta quinta-feira (21), das 14h às 16h, o Museu Histórico de Londrina “Pe. Carlos Weiss” promove uma apresentação online com roda de conversa envolvendo os idealizadores da “Inserção da Memória Indígena", na exposição de longa duração da instituição. Durante a transmissão, serão tratadas questões sobre memória e formas de vida, no passado e no presente, referentes a três etnias indígenas que habitam esta região há milhares de anos, os Guarani, os Kaingang e os Xetá.

O conteúdo programático da apresentação será a estruturação da curadoria, sobretudo através da oralidade e a partir da fala dos próprios indígenas, e também a importância da diversidade na narrativa histórica. Os pesquisadores participantes da roda de conversa serão Eduardo Tardeli, Fernanda Nasser, Genilda Rodrigues e Luis Henrique Mioto. Este projeto teve em 2019 patrocínio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura).

Na sexta-feira (22), das 14h às 16h, será realizado o Encontro Online reunindo os Museus Históricos e de Arte da região de Londrina e instituições de Educação Especial. Alguns dos órgãos participantes são o Parque Escola Bico Amarelo, Associação Famílias Especiais de Londrina (Afel), Instituto Não me esqueças, e Instituto Londrinense de Educação de Surdos (Iles). As transmissões online irão ocorrer por meio da plataforma Zoom do portal Londrina Cultura. Após a inscrição concluída, os participantes receberão um link no dia dos encontros virtuais para poder acessar.

O secretário municipal de Cultura, Caio Cesaro, destaca que a iniciativa fortalece a integração entre os museus de Londrina e cidades vizinhas, valorizando sua atuação, além de possibilitar a continuidade de ações que fazem parte de um evento tradicional na cultura brasileira. “Neste período de incertezas e restrições, causadas pela pandemia do coronavírus, a nossa secretaria entende que a cultura é um elemento essencial às pessoas, porque oferece alternativas diversas de entretenimento, lazer e conhecimento”, afirma.

Serviço:

18ª Semana Nacional de Museus

Roda de conversa com os idealizadores da Inserção da Memória Indígena na exposição de longa duração do Museu Histórico de Londrina

Quando: Quinta-feira (21), das 14h as 16h

Inscrições: https://bit.ly/2Z8cYCc

Encontro online entre Museus Históricos e de Arte de Rolândia, Cambé, Ibiporã, Londrina

Quando: Quinta-feira (22), das 14h às 16h

Inscrições: https://bit.ly/2Z8cYCc