Inaugurado em 1970, o Museu Histórico de Londrina comemora 44 anos amanhã. A data será comemorada com a abertura da exposição fotográfica "Pioneirismo em Retrato", do fotógrafo Wilson Vieira. A mostra, que poderá ser visitada a partir da próxima sexta-feira, reúne 40 imagens e depoimentos dos primeiros moradores do município, que chegaram na cidade até o fim da década de 1930.
"Entre os pioneiros de Londrina cadastrados pelo Museu Histórico, 118 ainda estão vivos. Tive a ideia de fazer fotografias do cotidiano de 40 deles e gravar depoimentos em que contassem fatos da época em que chegaram aqui e de como veem hoje a cidade que ajudaram a construir", destaca o fotógrafo Wilson Vieira sobre a exposição criada por ele.
Vieira enfatiza que os personagens não foram selecionados pelo sobrenome, mas sim pela data de chegada em Londrina, até o ano de 1939. "Conseguimos reunir imagens e depoimentos da primeira criança registrada em Londrina, Nágila Hauly; do engenheiro que projetou a barragem do Lago Igapó, José Augusto de Queiroz; do senhor Ileser Zanoni. Entre várias histórias, Zanoni contou que durante os 20 anos que trabalhou como carroceiro na Praça Rocha Pombo viu muitas pessoas, que chegavam com mudança na época da colonização, serem obrigadas a dormir com seus pertences na praça localizada entre as estações rodoviária e ferroviária por não ter hotel suficiente para todos", detalha.
Ele informa que a exposição está sendo montada no túnel que liga a antiga estação ferroviária, onde hoje funciona o Museu, e a Praça Rocha Pombo. "Esse túnel guarda muitas histórias, pois era o principal acesso usado pelos pioneiros que chegavam em Londrina. Dentro dele ficarão expostas as fotos em painéis com 1,20 metro de altura, em formato de retratos 3x4 gigantes e trechos dos depoimentos gravados serão exibidos em televisores trazidos para o local. O chão será coberto por sacas de café, alimento responsável pela riqueza da cidade. E instalamos carpete vermelho nas áreas de circulação para lembrar a terra vermelha típica do município", revela o fotógrafo.
A mostra é itinerante e continuará em cartaz em estabelecimentos como a Construtora Irmãos Thá, o Shopping Boulevard, a Prefeitura de Londrina e o Banco do Brasil. Quando for finalizada, as gravações serão cedidas para o Museu Histórico.

SERVIÇO
Exposição Fotográfica "Pioneirismo em Retrato"
Quando – De 19 de setembro a 30 de novembro
Onde – Museu Histórico de Londrina (R. Benjamin Constant, 900)
Quanto – Entrada gratuita
Horário de visitação - De terça a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Sábados e domingos das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h

mockup