O convite para um café é sempre bem-vindo. Aceno de boa vizinhança e receptividade, foi com café a recepção aos convidados a prestigiar a entrega do Museu do Café em Londrina Londrina no fim da tarde desta quinta feira (24). Trata-se de uma obra do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR que presenteia Londrina e região com um novo e moderno equipamento cultural: o Museu do Café (rua Sergipe ,52).

A obra pensada para preservar a memória da cultura cafeeira e do patrimônio histórico, lugar de informações contemporâneas, exposições, eventos, experimentações e vivências. A cerimônia de inauguração com a presença de convidados, imprensa e autoridades contou com a presença do governador do estado, Carlos Massa. O Museu do Café estará aberto à visitação pública a partir da próxima terça-feira (29) - para então receber escolas e grupos de visitantes, garantindo vivências temáticas em um espaço educativo.

Proposta é que espaço seja também um centro de informações contemporâneas em conexão com a memória
Proposta é que espaço seja também um centro de informações contemporâneas em conexão com a memória | Foto: Walkiria Vieira

De família de pioneiros, Elenice Dequech é voluntária reconhecida por sua atuação em museus e de seu ponto de vista é uma data especial. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina - Acil, Angelo Pamplona, considera o easpaço um presente para Londrina e região. "No passado, o café representou muitas riquezas e fica um verdadeiro legado. Não pudemos perder isso da memória e o museu é uma ferramenta para isso" valoriza. "para as gerações futuras saberem de nossa vocação e que já fomos a capital mundial do café, celebra.

LEIA TAMBÉM

Rua Sergipe 52, um endereço para a eternidade do café

Sesc-Senac Pr abre o Museu do Café ao público no dia 29

O vice-prefeito João Mendonça, considera também que esse é um momento de comemoração e também de agradecimento aos idealizadores. "Tudo o que Londrina viveu e representou por décadas em que o café era a base de nossa economia e isso vem nos coroar", reflete.

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Fernando Moraes, reflete que é muito positivo Londrina poder trazer em sua história a força que o café representou para a economia. "Hoje a inovação e os serviços possuem o seu papel, mas essa marca em nossa história deve ser valorizada".

Moraes também compreende a importância do museu como um espaço em uma sintonia com toda a revitalização e investimentos contínuos. "Diversas associações, entidades e toda a sociedade tem se comprometido a favor da centro histórico de Londrina, do comércio local e da integração da sociedade a esse movimento de apoio ao comércio de rua", afirma.

Público presente à inauguração do Museu do Café destaca a importância de conservar a história
Público presente à inauguração do Museu do Café destaca a importância de conservar a história | Foto: Walkiria Vieira

UM PRÉDIO COM HISTÓRIA

O prédio do museu – construído na década de 1960, auge da produção cafeeira paranaense – abrigou durante 54 anos a 10ª Subdivisão Policial e foi recebido pelo Sesc PR, no primeiro semestre de 2018. Em 2011, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR assinou com a Prefeitura de Londrina a cessão do imóvel por 20 anos, com possível renovação por igual período.

Constituído por dois andares, a edificação passou pela execução de trabalhos que restauraram as escadas em granitina e os pisos em tacos em diversos ambientes. Entretanto, a configuração básica da edificação foi mantida, preservando as principais paredes em alvenarias e a estrutura do prédio. As disposições das janelas foram mantidas mas renovadas e foram incorporados diversos elementos em aço corten, conhecido por sua tonalidade vermelho-ferrugem, que remete a uma das cores do café maduro.

No térreo há quatro espaços expositivos dedicados ao café, integrando passado, presente e futuro, sendo utilizado para exposições permanentes – equipadas com recursos tecnológicos, imersivos e sensoriais –, que abrigarão exposições permanentes e temporárias de artistas contemporâneos dedicados ao tema; salas de atendimento, de técnicos e de dança.

No andar superior, o público terá acesso à biblioteca; cursos de valorização social, como moda, figurinos, corte e costura; salas de artes; área de convivência; salas de música onde funcionarão o Centro de Difusão Musical e o Laboratório Cultural de Música; sala de múltiplas artes, sala educativa para atividades complementares às visitas guiadas ao museu, e um espaço para armazenagem e reserva técnica do acervo.

Museu ainda está recebendo doações para composição do acervo como fotografias e objetos
Museu ainda está recebendo doações para composição do acervo como fotografias e objetos | Foto: Walkiria Vieira

A gerente do Sesc Londrina Cadeião, Patricia Erika Sugeta, enfatiza que o Museu do Café também terá uma loja de souvenirs de variados produtos, incluindo obras produzidas por artistas locais. "Pretendemos oferecer para Londrina um museu que estampará nossa memória de forma versátil, moderna e dinâmica, mas que será, também, um grande centro cultural com biblioteca, salas de cursos, espaços de convivência, artes e eventos especiais. Tudo isso localizado no coração de Londrina, no nosso conhecido Centro Velho, em uma das ruas comerciais mais famosas e populares da cidade, a Rua Sergipe”.

Para o doutor em História e professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Rogério Ivano, o museu não é um local apenas de antiguidades e de passado, mas um centro de informações contemporâneas onde haja constante renovação de conteúdos. “Não só se guardam as relíquias da sociedade, as histórias de sucesso, mas o museu precisa colocar as problemáticas da sociedade também em discussão", pensa.

Sobre a história do café, a proposta é trazer debates da historiografia contemporânea, entendendo que a história do café começa de maneira difícil, até mesmo violenta. "A história do ouro verde do Norte do Paraná não existe sem essa trajetória, as diferentes fases, etapas”, avalia.