Imagem ilustrativa da imagem Museu de Arte Contemporânea do Paraná inaugura exposição "Insólitos"
| Foto: Tony Camargo/ Divlgação

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná inaugurou nesta quarta-feira (4) a exposição "Insólitos". Com a curadoria de Pollyanna Quintella, a exposição trata sobre o incomum e o raro na visão dos artistas convidados. Entre os nomes estão Daniel Acosta, Mano Penalva, Maya Weishof, Tony Camargo e Washington Silvera entre outros artistas importantes do MAC Paraná.

Junto aos artistas convidados, estão inclusas na exposição obras históricas de António Manuel, Cybele Varela, Henrique Fuhro, Pietrina Checcacci, Vera Chaves Barcellos, Solange Escosteguy e Ubi Bava, produzidas entre os anos 1960 e 1970 e que fazem parte do acervo do Museu. Esses trabalhos trazem produções revolucionárias e um grande papel de experimentação no campo artístico.

Clube de Colecionadores

Além da continuidade do projeto de readequação das obras do acervo do Museu de Arte Contemporânea, a exposição “Insólitos” inaugura também o Clube de Colecionadores do MAC Paraná. O objetivo é incentivar o colecionismo de arte contemporânea e a arrecadação de fundos para novas aquisições de obras que serão incorporadas ao acervo da instituição futuramente.

Essa é a primeira ação da Associação de Amigos do MAC (AAMAC), uma organização sem fins lucrativos criada exclusivamente para arrecadar fundos para a preservação do acervo do MAC Paraná. O Museu de Arte Contemporânea do Paraná é um espaço de fomento e preservação da arte brasileira desde 1940.

Para a diretora do MAC, Ana Rocha, “o Clube de Colecionadores reforça ainda mais profundamente essa vocação do museu e fortalece a preservação da memória artística contemporânea que é salvaguardada aqui”.

O artista baiano Mano Penalva utiliza a dualidade de significados por meio de obras feitas em materiais e utensílios presentes na vida cotidiana
O artista baiano Mano Penalva utiliza a dualidade de significados por meio de obras feitas em materiais e utensílios presentes na vida cotidiana | Foto: Mano Penalva/ Divulgação

As obras

A exposição evidencia as visões da interpretação fora do padrão e da obviedade da imagem do que ela representam. A visão do oposto também é traduzida pelo artista Washington Silvera, que exibe nas esculturas a linguagem surrealista e a poética hercúlea. Em sua obra “Luva e Espelho”, ele revela o reflexo, a dualidade entre o leve e o pesado da luva e a direita e a esquerda das mãos.

Maya Weishof traz em suas pinturas a adaptação para a atualidade com traçados coloridos, delirantes, deformados e inusitados. Em “Noite Estrelada”, a artista debruça-se sobre a releitura do corpo da mulher, e relata que traz “erotismo e humor para uma imagem a princípio asséptica”. O escultor gaúcho Daniel Acosta visa dinamismo, na mistura de arquitetura e design, trabalha com cores vibrantes, inspirado na arte oriental e traçando linhas em objetos.

A abertura da exposição aconteceu nesta quarta-feira (04) com entrada gratuita. O MAC está funcionando atualmente nas salas 8 e 9 no Museu Oscar Niemeyer. As obras selecionadas para o projeto “Insólitos” fica em exibição até 31 de julho. Com horário de visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 15h.

* texto sob supervisão de Claudemir Scalone (editor interino)

SERVIÇO

Exposição “Insólitos”

Período de exposição: 05 de maio a 31 de julho

Local: Museu de Arte Contemporânea do Paraná, nas salas 8 e 9

Ingressos: Entrada gratuita nas quartas-feiras, das 10h às 18h. Nos demais dias R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). Gratuito para menores de 12 anos e maiores de 60 anos.

***

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.