O Museu Casa Lacerda, na Lapa, Paraná, recebe, a partir desta quinta-feira (13), às 16h, uma exposição de fotos e textos, resultado do projeto “Patrimônio Vivo: referências que conectam gerações e regiões”, realizado pela Olaria Projetos de Arte e Educação. O projeto ofereceu uma oficina de Educação Patrimonial, de acesso gratuito, à população do município da Lapa e agora conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por meio de espaço para divulgação de seus resultados. A mostra ficará disponível até o dia 25 de agosto de 2023.

A oficina tinha como proposta o levantamento de referências culturais locais, resultando num registro em foto e vídeo. Seu objetivo era tornar os participantes protagonistas tanto dos registros quanto da divulgação e preservação das referências culturais de seu município, sobretudo no que tange ao Patrimônio Imaterial, como festas, saberes, fazeres, ofícios, expressões, lendas e personalidades que ajudam a contar a história da cidade e que marcam suas memórias.

A exposição é resultado dessa oficina e é composta por 32 painéis fotográficos que retratam referências culturais como a coxinha de farofa da Lapa, o Parque do Monge, o Theatro São João, a Congada Ferreira e os lírios de Santo Antônio. Juntamente com a mostra, foi produzido um catálogo reunindo material desta e de outras duas exposições produzidas nas cidades de Prudentópolis e Palmeira.

(Com assessoria de imprensa)

Serviço:

Exposição “Patrimônio Vivo: referências que conectam gerações e regiões”

Abertura: de 13 de abril a 25 de agosto

Local: O Museu Casa Lacerda, Lapa, Paraná.

Rua XV de Novembro, 67 – Centro Histórico de Lapa (PR)

Horário: das 9h às 17h

Informações: [email protected] – (41) 3264-7971