Muros repletos de arte
Maria Tereza Boccardi
Especial para a Folha2
Muros de prédios públicos e privados de Foz do Iguaçu começam a ganhar cores pelas mãos habilidosas de um grupo formado por cerca de 20 artistas plásticos da cidade. O paredão da Receita Federal, na cabeceira da Ponte da Amizade (que liga Foz do Iguaçu a Ciudad del Este, no Paraguai), foi o primeiro a receber desenhos estilizados dos principais pontos turísticos.
Nos 135 metros de paredão, as Cataratas, a Itaipu e as bandeiras de Brasil e Paraguai têm espaço garantido. O quati - escolhido animal-símbolo da cidade -, a arara e a onça-pintada representam a rica fauna da floresta subtropical do Parque Nacional do Iguaçu. A diversidade de raças é lembrada com desenhos da mesquita de Foz e do Buda. O município abriga a segunda maior comunidade árabe do País, composta por cerca de 10 mil imigrantes.
Os desenhos são das artistas plásticas Ana Rita Dotto e Loty Ferreira. Embora eu esteja em uma fase abstrata, é gostoso voltar a desenhar e relembrar a fase figurativa, avalia Ana Rita. A iniciativa é totalmente voluntária. Outros artistas aderiram ao projeto; quem chega é sempre bem-vindo.
A viúva Kyoko Tsuchiya, de poucas palavras, é a mais velha do grupo. É bonito e trabalhando aqui esqueço que tenho 70 anos, afirma. Apesar da idade, os colegas garantem que Kyoko é a que tem maior facilidade para trabalhar agachada.
O trabalho dá início ao projeto Arte nos Muros, da Fundação Cultural do município, que prevê ainda a pintura em outros cinco pontos da cidade. A proposta é pintar muros em locais de grande circulação de turistas e moradores, para embelezar e divulgar as principais atrações de Foz do Iguaçu. Todo o material está sendo patrocinado por empresas locais.Através de um projeto da Fundação Cultural de Foz de Iguaçu, artistas plásticos mostram sua criatividade em muros da cidade
Christian RizziO paredão da Receita Federal foi o primeiro a receber as pinceladas artísticas: desenhos reproduzem pontos turísticos, animais da fauna local e diversidade racial





