| |

VISUAIS 5m de leitura

Mural reúne personagens e ícones da cultura britânica

Marco Jacobsen, artista visual e chargista da Folha, cobre mural de 25 metros com ícones arquitetônicos e personalidades do Reino Unido, desde Shelock Holmes a Mick Jagger

ATUALIZAÇÃO
14 de dezembro de 2020

Walkiria Vieira - Grupo Folha
AUTOR

Reconhecer méritos nunca é tarde. Quem deixa um legado para a história é referência pelos desafios, conquistas, exemplos e até mesmo os tropeços ficam de lição. Seja na ciência, na arte ou esporte, cravar o nome pelo respeito ultrapassa a vaidade e valida sonhos e perspectivas. Pois foi por conta dos 100 dias à frente da prefeitura de Curitiba, no ano de 1920,  que o inglês Percy Winthers recebe,  a partir desta terça (15) uma homenagem por sua dedicação, ainda que interinamente,  à capital paranaense. 

A concretização do reconhecimento veio na forma de um mural de 25 metros idealizado pelo consulado da Inglaterra  que convidou o artista gráfico, cartunista e chargista Marco Jacobsen, que atua no Grupo Folha,  para desenhar no espaço ícones arquitetônicos e personalidades do Reino Unido. A obra foi executada no muro do hospital Santa Cruz, que foi construído no terreno da antiga residência do prefeito, na avenida Batel, 1889, no bairro Batel - um das principais de Curitiba. O artista reproduziu prédios e monumentos históricos, como o Big Ben, London Eye e o famoso edifício Gherkin, que hoje pertence ao banco brasileiro Safra. 

Mural criado por Marco Jacobsen ocupa um grande espaço na avenida Batel: uma obra de parar para se olhar
 

Desenhada em primeiro plano, junto com prédios estilizados, uma calçada percorre o mural de ponta a ponta, abrigando personagens como James Bond, Sherlock Holmes,  o poeta William Shakespeare e muitos outros ingleses ilustres. Jacobsen observa que o Reino Unido sempre exerceu uma enorme influência sobre o Brasil. "Basta lembrar que o futebol, esporte tão popular nacionalmente , foi criação dos ingleses. No campo das artes cênicas é rara a companhia de teatro que não tenha encenado alguma obra de Shakespeare. Assim como os acordes das bandas The Beatles e The Rolling Stones influenciaram toda uma geração de músicos tupiniquins, a língua inglesa também foi absorvida em expressões e palavras como delivery, fast-food, ok e muitas outras", reflete o artista. 

Para oficializar a entrega do mural, uma cerimônia será realizada nesta terça-feira, às 14 horas , com a presença do cônsul honorário no Paraná, o senhor Adam Paul Patterson, o artista Marco Jacobsen, Maria Lucia Wiggers, da equipe de Marketing do Hospital Santa Cruz e Rodolpho Zannin Feijó, Chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba.

Marco Jacobsen, o criador do mural que traz símbolos da cultura britânica
 

Para o artista, a experiência de fazer a obra na presença de pedestres e motoristas, que puderam acompanhar a evolução do mural, foi gratificante. E a facilidade no reconhecimento de cada imagem reforçou um dos objetivos da obra: mostrar a enorme influência do Reino Unido na cultura brasileira. “Cada personagem ou monumento que ganhava forma recebia comentários de pessoas que passavam em frente ao muro antes mesmo de o desenho estar pronto. Foi muito legal ouvir os comentários e perceber como a arte traz alegria para os espaços da cidade. As diferentes gerações reconhecem sem dificuldade várias das figuras que estão na pintura, como a Amy (Winehouse), o Mick Jagger e a Mary Poppins em seu guarda-chuva voador, que voltou a ser sucesso no cinema em nova versão do clássico exibida recentemente nas telonas”, expôs. 

 

Serviço: 

Mural em Homenagem a Percy Winthers

Criação do cartunista Marco Jacobsen

Quando: a partir de terça (15)

Onde:   Avenida Batel, 1889 - Bairro Batel 

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS