Multishow relembra Fred Astaire
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 26 de fevereiro de 1997
Ranulfo Pedreiro 
DivulgaçãoCena de Falando de Amor: quatro amigas
de infância comentam decepções amorosasAos sete anos Fred Austerlitz já dançava profissionalmente, acompanhando a irmã Adele. Já com 19 anos, o rapaz circulava entre espetáculos na Broadway e em Londres, mas sem grande repercussão. Foi nessa época que um caça-talentos de Hollywood registrou suas impressões - que posteriormente ficariam famosas - sobre o sujeito: calvície acentuada, não sabe cantar, não sabe representar e dança mais ou menos.
Foi interpretando um dançarino da Broadway que Fred Astaire estreou no cinema em 1933, com Amor de Dançarina, atuando ao lado de Joan Crawford e Clark Gable. Mas o sucesso viria mesmo com a descoberta da parceira Ginger Rogers, com quem desenvolveu um estilo de musicais leves, mas com ótimas coreografias.
Os números de Astaire marcaram a história do cinema. As coreografias dividiam leveza e elegância mesmo quando obrigavam o ator a derrubar um sofá ou subir, literalmente, pelas paredes (como em Núpcias Reais). Como em 97 se completam dez anos da morte do dançarino, nada mais conveniente do que rever seus melhores momentos em Simplesmente Fred Astaire, especial que o Multishow exibe em dois horários: 13h30 e 23h30.
Outro especial que chama atenção na programação do Multishow é Mondrian - Retrato de um Artista, às 21h30. Nascido na Holanda em 1872, Piet Mondrian partiu em 1911 para Paris, onde conviveu com os principais expoentes da escola cubista. O pintor estudou profundamente o processo de criação abstrata, e elaborou a teoria do Neoplasticismo, em 1919. Nas tentativas de racionalizar o abstracionismo, Mondrian chegou a se aproximar de fórmulas matemáticas. Em sua última fase, Mondrian radicalizou sua obra, intercalando quadrados e retângulos com cores primárias.
Além dos documentários, a programação da TV por assinatura traz boas opções de filmes. Às 11h05 a TNT mostra Rapsódia, drama de Charles Vidor (Gilda) com Elizabeth Taylor e Vittorio Gassman (Perfume de Mulher) sobre um triângulo amoroso em que uma mulher se apaixona por um violinista e um pianista.
Paul Newman protagoniza O Início do Fim, drama sobre cientistas envolvidos no projeto de construção da bomba atômica e seus problemas morais em relação ao trabalho. O filme será exibido às 14 horas pelo USA.
Gabriel Axel (A Festa de Babette) assina a direção de Jutland: Reinado de Ódio, filme ambientado no século 6 sobre príncipe que jura vingança aos assassinos de seu irmão e seu pai. O drama vai ao ar na HBO às 16h30.
O Telecine reprisa às 23 horas a comédia romântica Falando de amor, que estreou sábado. Com Whitney Houston, o filme conta a história de uma mulher que volta à cidade natal após encerrar um doloroso relacionamento. Na cidade, ela encontra amigas de infância que passaram por experiências semelhantes.
Na madrugada, às 3 horas, a TNT traz o clássico Relíquia Macabra, filme de John Huston protagonizado por Humphrey Bogart. Na trama, o detetive Sam Spade procura uma estatueta da Ilha de Malta que guarda um importante segredo. O enredo é intrincado, as cenas são soturnas e o cinismo do personagem principal sobressai no filme. É considerado o marco inicial do cinema noir.
Destaques no Cabo:
qSimplesmente Fred Astaire - 13h30 e 23h30 no Multishow.
qMondrian: Retrato de um Artista - 21h30 no Multishow.
qRapsódia - 11h05 na TNT.
qO Início do Fim - 14 horas no USA.
qJutland, Reinado de Ódio - 16h30 na HBO.
qFalando de Amor - 23 horas no Telecine.
qRelíquia Macabra - 3 horas na TNT.


