Multishow celebra irreverência do Asdrúbal
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 09 de abril de 1997
Ranulfo Pedreiro 
Nando MendesLuiz Fernando Guimarães na peça Castiçais: humor desenvolvido pelo Asdrúbal ainda direciona a carreira dos remanescentes do grupoQuem aprecia o humor de Casseta & Planeta e Comédia da Vida Privada dificilmente imagina que a origem destes programas está inculcada lá no início da década de 70, quando um grupo de teatro desenvolvia uma versão bem-humorada, com requintes anárquicos, para a peça O Inspetor Geral, de Gogol.
O grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone - gíria que significava, na época, algo muito chato - reuniu atores como Regina Casé, Evandro Mesquita, Luiz Fernando Guimarães, Patrícia Travassos, Hamilton Vaz Pereira e Perfeito Fortuna e inaugurou um novo tipo de humor no teatro brasileiro.
O Inspetor Geral estreou em 1974, fase nebulosa do regime militar. Mas o trabalho desenvolvido pelo grupo tomaria o formato definitivo com os espetáculos Aquela Coisa Toda, A Farra da Terra e Trate-me Leão. Com o sucesso, os atores debandaram para a carreira solo.
Evandro Mesquita arrastou a experiência do grupo para formar a Blitz, Luiz Fernando Guimarães e Regina Casé ajudaram a comandar a TV Pirata e Patrícia Travassos roteirizou o seriado Armação Ilimitada. As consequências do Asdrúbal se estendem também a Brasil Legal, apresentado por Regina Casé.
Arquivo FolhaRegina Casé assume que seus trejeitos foram herdados do período em que fez teatro na década de 70
Para lembrar as peripécias do grupo, o Multishow exibe hoje o especial Asdrúbal Trouxe a Irreverência. O programa traz imagens das peças, além de depoimentos dos principais atores do grupo. Artistas que sofreram influências, como Tim Rescala, Mauro Rasi, Fausto Fawcett, Jorge Fernando, Cláudia Abreu e Diogo Vilela também confirmam a importância do Asdrúbal Trouxe o Trombone. O especial irá ao ar às 21h30.
A programação da TV a cabo reservou também alguns filmes interessantes para esta quinta-feira. A Fox mostra às 14 horas o drama Um Caminho para Dois, filme dirigido por Stanley Donen (Cantando na Chuva) com Audrey Hepburn e Jacqueline Bisset. Produzida na Inglaterra, a fita conta a história de um casal que, ao comemorar 12 anos de casamento, relembra os fatos mais marcantes deste período.
O amor entre judeus de classes sociais distintas estrutura o enredo de Paixão de Primavera, filme baseado na obra do escritor Philip Roth que o USA exibe às 14 horas. A produção se passa na Nova York dos anos 50, onde um bibliotecário se apaixona por garota de família rica.
Anthony Quinn e Jacqueline Bisset estão em O Magnata Grego, versão cinematográfica da biografia de Aristóteles Onassis, milionário que foi marido de Jacqueline Kennedy. O filme será exibido às 16 horas na TNT.
O Telecine mostra, às 21 horas, a estréia de Ruby Jean e Joe, aventura produzida em 1996 com Tom Selleck, que interpreta um vaqueiro que vê sua vida transtornada ao dar carona para uma garota encrenqueira.
Às 22 horas a TNT leva ao ar a versão produzida em 1978 para o clássico Os Miseráveis, de Victor Hugo. Anthony Perkins interpreta o oficial Javert, que persegue Jean Valjean, sujeito que foge da cadeia depois de permanecer preso por muitos anos por ter roubado um pão. O filme traz um roteiro bem elaborado e uma boa atuação de Perkins.
A história de um desempregado que se envolve em encrencas ao realizar um trabalho misterioso recheia O Diabo Veste Azul, suspense com Denzel Washington que recria a atmosfera dos filmes noir. A fita será exibida às 22h15 na HBO.
qAsdrúbal Trouxe o Trombone - 21h30 no Multishow.
qUm Caminho para Dois - 14 horas na Fox.
qPaixão de Primavera - 14 horas no USA.
qO Magnata Grego - 16 horas na TNT.
qRuby Jean e Joe - 21 horas no Telecine.
qOs Miseráveis - 22 horas na TNT.
qO Diabo Veste Azul - 22h15 na HBO.


