Juliana Barbosa: doutora em samba leva para o bar projeto que também dá o que falar nas estações de rádio
Juliana Barbosa: doutora em samba leva para o bar projeto que também dá o que falar nas estações de rádio | Foto: Fotos: Divulgação


Durante oito anos, os almoços de sábado dos ouvintes da rádio UEL-FM foram embalados pelo programa Estação Samba. Prestigiando o mais brasileiros dos ritmos, a atração comandada pela pesquisadora e produtora cultural londrinense Juliana Barbosa estreou em 2008. Para comemorar uma década de criação, o formato do programa que ficou no ar até 2016 será levado para o palco com três edições comemorativas. A primeira delas acontece neste domingo (22), às 20 horas, no Bar Valentino, com uma homenagem às Bambas do Samba.

"Foi nos terreiros comandados pelas tias baianas que o samba nasceu. Foi na coletividade das rodas, nas parcerias criativas e nas comunidades das escolas de samba, com ativíssima participação feminina, que o samba se criou", destaca Juliana. A pesquisadora conclui que não se pode imaginar a história do samba sem o poder organizador, criador, talentoso e inteligente das mulheres que são chamadas "bambas" justamente por essas qualidades. "No espetáculo vamos costurar essas histórias muito sutis e significativas, com sambas que as traduzem", explica.

O repertório de "As Bambas do Samba" terá três blocos. No primeiro, estarão em destaque as compositoras. Nele vão 'desfilar' sambas de Dona Ivone Lara, Leci Brandão e Teresa Cristina. O segundo bloco é para as mulheres que foram inspiração para os sambas, em composições de Noel Rosa, Wilson Batista e Nei Lopes. O terceiro bloco é dedicado às grandes intérpretes, com sambas que se tornaram inesquecíveis nas vozes de Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra, Alcione e Beth Carvalho.

"O espetáculo terá o mesmo formato do programa de rádio e será intercalado com histórias sobre as grandes mulheres do samba que terão suas músicas interpretadas pela cantora Bethânia Paranzini", informa Juliana. Bethânia, que também toca cavaquinho, será acompanhada por Samuca Muniz (violão sete cordas); André Siqueira (flauta e bandolim); Carlos Pereira (pandeiro), Sal Vinícius (surdo) e Gabriel Zara (baixo). Os arranjos e direção musical são de André Siqueira. A concepção, roteiro, texto e apresentação do espetáculo são de Juliana Barbosa, conhecida no meio cultural como "doutora em samba" por ter mestrado, doutorado e pós-doutorado pesquisando o gênero musical como cultura. Ela é autora do livro "Nelson Sargento e as redes criativas do samba".

Em 2018, Estação Samba realiza outros dois espetáculos no palco do Valentino, também com formato de programa de auditório: "Lugares do Samba", (16/09), vai lembrar os botequins, os bairros, os morros e os festejos que são as fontes do samba. E "Raízes do samba", (11/11), mostrando como aconteceu o samba: sua matriz afro-originada, sua forma de falar da vida popular e sua ligação com o carnaval e as escolas de samba. "Os espetáculos serão gravados para serem exibidos futuramente pelas rádios UEL FM e pela AlmA Londrina Rádio Web", informa Juliana.

Músicos de Londrina participam do espetáculo Bambas do Samba neste domingo (22), no Bar Valentino
Músicos de Londrina participam do espetáculo Bambas do Samba neste domingo (22), no Bar Valentino



Serviço:
Espetáculo Bambas do Samba
Quando – Domingo (22), às 20 horas (pontualmente)
Onde – Bar Valentino (R. Pref. Faria Lima, 486)
Quanto – R$ 25 (individual) e R$ 150 (mesa com quatro lugares)
Pontos de venda – Loja Emma, Escola Canto de Lira, Empório Bem Natural ou pelo telefone (43) 99620 5211.