No mês de abril, o cirurgião paraense Renato Chalu Pacheco cuidou do caso mais bizarro de sua carreira. Ivete Rosário Machado apareceu no Hospital Santa Clara, de Belém, sentindo fortes dores na barriga. Imediatamente, a mulher ‘‘entrou na faca’’. E aí o doutor descobriu que, antes, a faca é que tinha entrado na mulher. Ou melhor: as facas. Dona Ivete havia engolido nada menos do que sete facas de dez centímetros cada.
O médico também encontrou no estômago da paciente dois sacos plásticos de tamanho médio, tampinhas de garrafa, pedaços de pano e outros 20 objetos enegrecidos pelo suco gástrico. Segundo o doutor, o caso da moça era psiquiátrico.
Já o caso de um jovem chileno, de 21 anos, que engoliu um colar de oito mil dólares, em fevereiro, era de polícia. Alfredo Mu¤oz foi pego ao roubar uma joalheria, mas o produto do crime não estava com ele. Como Mu¤oz tomava líquido a toda hora, os policiais ameaçaram mandar fazer uma radiografia de seu estômago. Mas o rapaz pediu para ir ao banheiro e acabou vomitando o produto do roubo.
A vaca de ressaca Fevereiro marcou ainda o caso da vaca que ficou de ressaca em Medna, Oeste da Bósnia. Uma agricultora trocou involuntariamente um garrafão de água por outro de cachaça e, em vez de matar a sede de sua vaca, deixou-a num tremendo porre.
Nos Estados Unidos, um cão da raça labrador de Portsmounth foi condenado à morte sob a acusação de ter matado um galo. Outro cão, este de Beersheva, em Israel, teve melhor sorte: entrou oficialmente na partilha de bens de um casal que se divorciou - e, por decisão da juíza Osnat Laufer Alon, acabou ficando com a mulher, que também ficou com a casa.
Já o vira-lata Fiel foi lançado como candidato a deputado estadual em Alagoas, em novembro. A idéia, que levou Fiel às primeiras páginas dos jornais da região e ao noticiário das tevês partiu dos servidores da Assembléia Legislativa local, em protesto contra o corte de 25% nos salários. Fiel vive há três anos na Assembléia. Dizem seus correligionários que sua grande virtude é ser ‘‘assíduo demais’’.

mockup