Muito além de uma lembrança
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 26 de agosto de 2014
Ana Paula Nascimento<br>Reportagem Local 
Foi a partir de um encontro em família, em 1996, que a atriz Raquel Scotti Hirson, do Lume Teatro, de Campinas (SP), se deparou de forma mais profunda com as memórias do seu bisavô, o poeta simbolista mineiro Alphonsus de Guimaraens (1870-1921). Nascida 50 anos depois do seu falecimento, suas lembranças estavam baseadas apenas nos poemas recitados pela avó e na aura que rodeava a sua figura notória. Alguns anos depois da reunião familiar, um grave Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido pela sua mãe trouxe à tona o desejo de registrar as histórias familiares envolvendo o poeta famoso, o que acabou se transformando em um pesquisa teatral para o doutorado defendido na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A montagem "Alphonsus" faz parte desse processo e será apresentado hoje a manhã, às 20 horas, na Divisão de Artes Cênicas/Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina. A programação faz parte da 46ª edição do Festival Internacional de Londrina (Filo). "Considero como uma estreia essa participação no Filo, já que o espetáculo só foi apresentado em Campinas e Florianópolis para um público reduzido", afirma a atriz. Depois do Filo, a montagem será apresentada em festival de teatro de Caxias do Sul (RS) 16º Caxias em Cena -, no dia 11 de setembro.
Desse encontro artístico, Raquel ressalta a oportunidade de conhecer o homem por trás da figura importante. "Conheci o seu lado boêmio, tímido e até solitário, mesmo vindo de uma família numerosa", conta a artista. Dono de uma melancolia constante, provavelmente oriunda da perda prematura de sua noiva Constança (uma prima, que morreu aos 16 anos, vítima de tuberculose), Alphonsus de Guimaraens demorou dez anos para se casar com a bisavó da atriz, com quem teve 14 filhos. "Na verdade, houve mais uma filha, que ele quis batizar de Constança, e que morreu com um ano e meio. Isso acabou lhe causando uma depressão profunda, vindo a falecer dois meses depois da morte da filha", observa Raquel. "Ainda há muito mistério em torno da sua morte, sendo o suicídio apontado entre as possibilidades", acrescenta.
A montagem também é resultado de uma intensa pesquisa dentro da metodologia da dança pessoal, bastante utilizada pelo premiado grupo Lume. Misturando fragmentos de poesias, fotos e correspondências, o espetáculo promete ser instigante como forma criativa de revisitar o passado e recuperar suas memórias e suas relações com o presente.
SERVIÇO
"Alphonsus", de Lume Teatro (Campinas/SP)
Quando Hoje e amanhã, às 20 horas
Onde Divisão de Artes Cênicas/Casa de Cultura da UEL (Av. Celso Garcia Cid, 205)
Quanto R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia-entrada)
Pontos de venda Bilheteria do Filo (R. Mato Grosso, 310 Royal Plaza Shopping), das 10h às 22h (segunda a sábado) e das 11h às 20h (domingos e feriados) e pelo site www.diskingressos.com.br


