Os limites entre o plano físico e o espiritual tomam conta do horário das 18 horas da Globo a partir do dia 12 de abril. ''Escrito nas Estrelas'', nova novela da emissora, estreia com a proposta de refletir sobre dois assuntos tão antigos quanto polêmicos: ciência e espiritualidade. Em um enredo que mistura anjos, espíritos e médicos, a trama criada por Elizabeth Jhin e dirigida por Rogério Gomes aborda questões como a vida após a morte e as implicações éticas do avanço da ciência genética. Tudo em função de uma história de amor. ''A novela fala de inquietações transcendentais sentidas por todos nós e de um outro tema muito atual, que é a reprodução assistida. Acredito que sejam bons panos de fundo para uma bela história de amor'', avalia a autora Elizabeth Jhin.
A abordagem da espiritualidade é feita a partir da morte de Daniel, personagem de Jayme Matarazzo, um jovem e dedicado estudante de Medicina que sofre um acidente fatal no primeiro capítulo da novela. Poucas horas antes de morrer, ele conhece Viviane, de Nathália Dill, uma moça pobre e batalhadora que foge da polícia ao ser acusada de um crime que não cometeu. Os dois criam uma afinidade imediata e Daniel promete ajudá-la. Mas, após um acidente na estrada, o carro em que estão capota e apenas Viviane sobrevive. Algum tempo depois, Daniel reaparece como espírito para ela. ''Eles criam um laço muito forte, maior que amor ou amizade. Acho que isso é o mais interessante na história'', opina Nathália.
Quem fica inconformado com a morte de Daniel é o pai do rapaz, o rígido e conceituado médico Ricardo Aguillar, interpretado por Humberto Martins. Dono de uma clínica de fertilização, Ricardo só encontra forças para seguir em frente após descobrir que o filho deixou seu sêmen congelado para pesquisas da faculdade. A partir de então, o médico fica obcecado em busca da mulher ideal para gerar seu neto, até que encontra Viviane. Só que, com o tempo, ele acaba se apaixonando pela moça. ''O Ricardo é um personagem cético, muito apegado ao plano material. Age como se fosse muito poderoso por causa de sua profissão'', analisa Humberto, que torce para que o tema levante discussões. ''A inseminação artificial é uma questão em pauta na ética moderna. Espero que a história gere muitas polêmicas'', empolga-se.
Mas nem só questões espirituais e científicas movem ''Escrito nas Estrelas''. Com em todo folhetim, ambição e interesse continuam a ser os motores da trama. O inescrupuloso assistente Gilmar, de Alexandre Nero, planeja dar um golpe em Ricardo, seu patrão, utilizando a indefesa Viviane. De olho na fortuna do chefe, ele ameaça entregar a moça à polícia caso ela não se torne a mãe do filho de Daniel e, consequentemente, herdeira da família Aguilar. ''O Gilmar pouco se importa com família e amor. Quer ganhar dinheiro a qualquer custo. Só espero que as pessoas não me batam nas ruas'', brinca Alexandre.
De outro lado, mais uma dupla de vilãs promete tirar a paz dos protagonistas. Também interessadas no dinheiro de Ricardo, as gananciosas Sofia e Beatriz, personagens de Zezé Polessa e Débora Falabella, se atrapalham na criação de uma série de estratagemas para colocar a mão na fortuna do médico. Amigas da família, mãe e filha fazem de tudo para que Ricardo acredite que Beatriz é a candidata ideal a gerar o filho de Daniel. ''A Beatriz forma uma dupla muito divertida com a mãe. É uma pessoa fútil que vai se tornar um empecilho na vida da Viviane'', adianta Débora Falabella, que encara a primeira vilã de sua carreira. ''Além de ser minha estreia como vilã, é a primeira personagem que faço com toques de humor. São duas coisas novas'', comemora.

mockup