Muitas vezes, o peso é só um detalhe, diz médica
Aos 33 anos de medicina tradicional e cinco deles dedicados à ortomolecular, a gaúcha Marilene Tonin conta que a principal ''patologia'' apresentada pelos pacientes do spa catarinense é o stress. Mais do que a alteração de uma rotina de vida tranquila, contudo, o problema acaba sendo a raiz de uma série de distúrbios que, se não tratados, podem afetar e muito a qualidade de vida.
De acordo com a médica, é comum spazianos com quadro de obesidade favorecido por uma rotina estressante. ''Isso pode gerar desde transtornos psicológicos compulsivos (no qual se inclui o ato de comer) até distúrbios hormonais'', diz. ''Em geral, as pessoas não respeitam os horários das refeições, se sobrecarregam de trabalho e acostumam a viver sempre ansiosas'', complementa.
Ansiedade que, por sinal, é um dos primeiros ''cartões de visita'' apresentados à equipe de profissionais do spa. Segundo a doutora Marilene, aqui entra o trabalho psicológico com quem precisa ter restaurada a auto-estima já combalida. ''A gente tenta fazer com que o paciente se reconcilie consigo. Às vezes ele chega super ansioso para perder peso quando, na verdade, pode ser feliz sendo gordinho. O peso é um detalhe'', explica.
A médica salienta que, nos últimos anos, lhe chamou a atenção o grande número de crianças, adolescentes e jovens com elevadas taxas de colesterol, açúcar no sangue e ácido úrico característicos, segundo ela, de uma sociedade viciada em hábitos nocivos à saúde. ''Tem que se estabelecer horas de sono, de lazer e de descanso. Fazer exercício físico, pois ele faz o corpo liberar endorfina (neuro-hormônio que dá sensação de bem-estar). E saber se comportar à mesa, o que é essencial'', recomenda.
O comportamento sugerido pela médica nem de longe lembra os chavões ensinados nos manuais de etiqueta; aqui, o negócio é saber como e quanto comer. ''O ideal é iniciar a refeição com uma boa quantidade de vegetais, pois demoram mais para ser digeridos e dão ao cérebro a sensação de saciedade. Além do que, variação alimentar e boa ingestão de água são indispensáveis à boa saúde'', considera.
No spa, as dicas são aliadas do atendimento individualizado que, conforme a médica, não visa à perda de líquido corporal, e sim de massa. ''Senão a pessoa perde muito nutriente e o tratamento acaba sendo prejudicial, ao invés de benéfico'', justifica, ressaltando que, lá, cada alimento orgânico é produzido na horta do próprio spa e ''receitado'' de acordo com o problema apresentado pelo spaziano. (J.G.)





