MPB - Projeto reúne música e educação
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 07 de setembro de 2006
Liliana Onozato<br> Reportagem Local 
Duas curitibanas tiveram seu projeto selecionado no Natura Musical, programa de patrocínio cultural da empresa. A professora Simone Cit e a ilustradora Iara Teixeira garantiram espaço com a reedição do livro ''História da Música Popular Brasileira para Crianças'' que, agora, inclui um CD. Idealizado a partir do trabalho de pesquisa de ambas, a proposta é resgatar a memória da Música Popular Brasileira por meio de histórias que incentivem a audição das grandes obras de compositores presentes nos relatos como Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Noel Rosa, Adoniran Barbosa, Donga, Assis Valente, entre outros ícones. De acordo com a proposta, o projeto será distribuído gratuitamente em escolas públicas do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
De acordo com Simone, a MPB é, certamente, um dos produtos culturais do país mais reconhecidos nacional e internacionalmente. ''Esta contestação, no entanto, não garante que tal produto venha sendo absorvido no rol dos conteúdos escolares. Um dos motivos da escola ainda silenciar no que se refere ao uso e abuso da MPB, são os altos valores cobrados pelas editoras pelos direitos autorais, mesmo quando o material produzido possui fins didáticos'', refletiu a educadora, lembrando que uma das soluções seria a produção de obras de cunho didático com apoio de Leis de Incentivo.
O projeto será lançado com uma tiragem de cinco mil exemplares, distribuídos para professores e, segundo ela, com potencial para ser difundido para cerca de 150 mil alunos por ano, no caso de professor generalista. ''O colorido das ilustrações e a singeleza dos textos com informações pedagógicas se complementam, gerando uma uma obra sedutora para crianças e adultos'', disse Simone.
Os demais trabalhos selecionados são: ''DVD Pé com Pé Ao Vivo'' (abrange músicas que integram o álbum ''Pé com Pé''); ''Instituto Eletrocooperativa'' (projeto sócio-cultural da região metropolitana de Salvador que viabiliza o contato da comunidade da periferia com modernas tecnologias e ferramentas de produção musical); ''Projeto Guitarradas'' (apresentará um registro fonográfico em CD duplo com o estilo musical paraense difundido pelos mestre Curica, Vieira e Aldo Sena, em 12 faixas de áudio); e ''Smetak - Imprevisto'' (exposição interativa acompanhada de um projeto educativo).
O edital com os classificados foi publicado na última semana. De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, no total, foram inscritos mais de 500 projetos de 22 estados brasileiros.
Os cinco projetos selecionados acontecem no Pará, Bahia, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A partir da data de publicação do edital, cada idealizador deverá montar o calendário de organização e distribuição de cada projeto, para então ser estipulada uma data de execução dos trabalhos selecionados. O prazo máximo de execução estipulado é julho de 2007.
A pré-seleção dos projetos foi feita por uma comissão técnica externa à empresa, composta pelo músico e produtor João Parahyba, pelo jornalista e crítico musical Lauro Lisboa Garcia, e pelo jornalista, músico e produtor fonográfico Arthur de Faria. Para tanto, foram avaliados como adequação ao conceito do programa, inclusão cultural, diferenciação, acessibilidade, visibilidade, abrangência, sustentabilidade e viabilidade econômica.
O Natura Musical foi lançado em março de 2005 e visa identificar e destacar ações que representem a qualidade aliada à diversidade da música do Brasil, valorizando, assim, suas raízes.


