Representantes do movimento negro de Londrina pretendem registrar um boletim de ocorrência para que a polícia civil investigue um ataque racista que aconteceu pela internet na semana passada. De acordo com relatos dos organizadores da Mostra Afro Brasileira Palmares, que acontece há 35 anos na cidade, hackers invadiram um evento realizado na última quinta-feira (16) no qual seriam homenageadas diversas lideranças negras da cidade. A reunião on-line teve que ser interrompida devido a interferências sonoras e xingamentos proferidos pelos agressores.

“Promovemos a reunião para celebrar o lançamento da primeira edição da revista História e Acervo da Mostra Afro Brasileira Palmares, que tem patrocínio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura). Na ocasião aconteceria uma homenagem de honra ao mérito a 13 lideranças negras da cidade. Porém, logo nos primeiros minutos da reunião três hackers invadiram a plataforma digital dizendo palavras de baixo calão, inserindo imagens pornográficas e reproduzindo música com volume alto” relata o músico Vagner Nogueira, que atua como presidente do Imecab (Instituto do Movimento de Estudos da Cultura Afro-Brasileira), entidade promotora do evento.

Vagner Nogueira é músico, organizador da Mostra Zumbi dos Palmares e presidente do Imecab
Vagner Nogueira é músico, organizador da Mostra Zumbi dos Palmares e presidente do Imecab | Foto: Aníbal Vieira/ Divulgação

Na avaliação dele, não há dúvidas de ter se tratado de um ataque racista. “Ficou muito claro que se tratavam de pessoas racistas e fascistas que por convicção política tinham o objetivo de impedir a realização do evento”, argumenta Nogueira ao informar que as imagens da reunião serão repassadas para a polícia. “Tudo estava sendo gravado. Vamos entregar as imagens no momento da denúncia”. Devido ao ataque, os organizadores agendaram uma nova data para o evento. “Programamos uma nova reunião para o dia 29 de abril. Desta vez tomaremos algumas medidas especiais como a distribuição de senhas para evitar que o evento seja invadido novamente por hackers”, salienta Nogueira.

Segundo ele, atualmente o movimento negro de Londrina conta com cerca de 70 integrantes que lutam pela igualdade racial em diversas frentes. “Mostramos parte desta luta na primeira edição da revista produzida pela Mostra Afro-Brasileira Palmares que acaba de ser publicada. Nela, os leitores encontrarão um resumo das 35 edições do evento, além do perfil de vários artistas negros da cidade. Foram impressas 1 mil exemplares da revista que serão distribuídos em escolas facilitando o trabalho dos professores em relação à Lei 10.639, que obriga o ensino da cultura afro. Desta forma, ao invés de estudar eventos nacionais que aconteceram no passado os alunos poderão acompanhar o que está acontecendo atualmente na sua própria cidade”, enfatiza.

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1