Durante o 10º Festival de Teatro de Curitiba, que terá início daqui a três semanas, o Teatro Fernanda Montenegro se transformará no palco oficial da mostra infantil. Além de ‘‘O Menino Rei’’, de Maurício Vogue (leia texto nesta página), outros quatro espetáculos completam a grade de programação.
A companhia brasiliense Udi Grudi trará o espetáculo ‘‘O Cano’’, que mistura circo, teatro e música. Em cena, os palhaços cantam, tocam e criam um verdadeiro mundo mágico-sonoro, tornando a peça uma viagem cheia de surpresas, humor e poesia. A direção é de Leo Sykes e o elenco formado por Luciano Porto, Marcelo Beré e Márcio Vieira.
De São Paulo, haverá duas companhias na mostra infantil: Teatro 4Garupas, com o espetáculo ‘‘Papais e Ovos’’, e Mesquita Produções Artísticas, com ‘‘As Histórias de Shantᒒ. A montagem ‘‘Papais e Ovos’’ tem direção de Arno Kleinofen e elenco formado por Bebê de Soares e Nilton Bicudo.
A história gira em torno de duas aves que se encontram, se apaixonam e produzem um ovo. A partir daí, é discutida a responsabilidade de cuidar daquele novo ser, enfocando os papéis de mãe e pai.
O espetáculo ‘‘As Histórias de Shantᒒ é inspirado num sábio contador de histórias. Com direção e encenação de Mirtes Mesquita, a peça é alegre, mágica, divertida e revela um universo de magia e encantamento quando fala da busca de um sonho.
A única representante carioca na mostra infantil, ‘‘A Cigarra e a Formiga’’, tem a competente assinatura da companhia de Sonia de Paula. Com texto e direção de Luiz Roberto Pinheiro, o espetáculo aborda uma interessante fábula.
Em certa floresta, nas portas de um rigoroso inverno, a trabalhadora formiguinha Tanajura e a talentosa cigarra artista convivem em harmonia. A história mostra que todos têm defeitos e qualidades, com os quais devemos aprender a lidar. O elenco de ‘‘A Cigarra e a Formiga’’ é formado por Sonia de Paula, Tatiana Monteiro, Eliane Abreu, Marcelo Martiniano, Kátia Saulis e Cleiton Rasga.(S.M.)