Mostra individual de Claudio Luiz Garcia abre nesta quinta na UEL
Exposição que traz a arte das gravuras fica aberta ao público até 6 de maio na galeria do Departamento de Artes Visuais, no CECA
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 08 de abril de 2026
Exposição que traz a arte das gravuras fica aberta ao público até 6 de maio na galeria do Departamento de Artes Visuais, no CECA

Nesta quinta-feira (9), às 19h30, Claudio Luiz Garcia abre a mostra individual "Queimar e Gravar: Processo Poético e Visual", na galeria do Departamento de Artes Visuais da UEL - Universidade Estadual de Londrina.
A exposição destaca o trabalho artístico partindo de duas ações: queimar e gravar. Na gravura em metal controla-se o tempo do ácido para se desenhar na chapa de cobre. Na madeira o fogo faz um papel parecido, só que também se controla o tempo na fogueira e a madeira já vem com a própria história, o vento, a terra, a água, o jeito que a árvore cresceu.
Leia mais:
"Queimar revela isso, o desenho de observação vem antes mas volta num círculo de tempo. Tem o acaso, tem a sensação, o cheiro, o toque, a memória involuntária. a matéria vira carne poética. No metal, o ácido corrói devagar como na alquimia. E, no meio disso tudo, a figura às vezes aparece, mas logo se desfigura. O que que interessa mesmo é o que escapa da representação, as tensões, o desconforto, esse campo de expressão pura", explica o artista, que é professor do Departamento de Artes Visuais.

A curadoria da mostra é de Marcos Aulicino e Juliano Siqueira
A exposição fica aberta para visitação gratuita até 6 de maio, de segunda a sexta, das 9h às 21h.
* Com assessoria.
SERVIÇO:
Exposição: "Queimar e Gravar: Processo Poético e Visual"
De Claudio Luiz Garcia
Onde: Galeria do Departamento de Artes Visuais CECA/ UEL
Quando: até 6 de maio, das 9h às 21h
Gratuita e aberta ao público em geral


Da Redação
Jornalismo





