Mostra explora múltiplos sentidos
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Rafael Ceribelli<br>Reportagem Local 
Com uma proposta que entrelaça o bidimensinal e o tridimensional, a exposição ''PAÍSagem - Permitido Tocar'', da artista plástica Marie-Ange Giaquinto - que começa hoje no Espaço Cultural do Sesc Londrina - permite uma experiência sensorial que os guardas da maioria dos museus são treinados para evitar: o contato físico do público com as obras. ''Existe uma distância enorme entre a forma de apreciar a arte contemporânea e as pinturas tradicionais. Meu objetivo é proporcionar mais essa possibilidade sensorial'', explica Marie, que já realizou diversas exposições individuais e coletivas no Brasil, além de ter exposto na Espanha, França e Japão.
Contando com obras que introduzem o público em um cenário simulando os ambientes de uma floresta, em uma mistura de troncos de árvores e paisagens, a exposição busca explorar múltiplos sentidos, e destaca-se também pelo uso de tinta acrílica, com cores luminosas e translúcidas. ''A sensibilidade das obras também pode ser observada através das cores, e tudo isso faz parte de uma experiência mais completa'', diz a artista, acrescentando que existe uma individualidade na percepção do público para essa forma de apresentação. ''O toque de cada pessoa é diferente, como se fosse um bailado único.''
Marie-Ange nasceu em Bruxelas, mas reside e faz a maior parte de suas exposições na cidade de São Paulo. Formada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes e produzindo obras e exposições desde 1977, Marie afirma não possuir um estilo definido ou vinculado a nenhum movimento artístico. ''O trabalho que eu faço é mais individual, solitário. Esse compromisso comigo mesma me faz ter muita liberdade naquilo que produzo'', reflete a artista, que estreiou 'PAÍSagem' há pouco tempo; Londrina é a segunda cidade que recebe a exposição. Não perca a oportunidade de cutucar algumas de suas obras.
Serviço
- Exposição 'PAÍSagem - Permitido Tocar'
Quando - Até 26 de novembro
Onde - Espaço Cultural Sesc Londrina (Rua Fernando de Noronha, 264)
Quanto - Gratuito


