Mostra de Folclore em Dança
Mostra de Folclore em Dança
O Sesc da Esquina e a Associação Inter-Étnica do Paraná realizam desde o dia 20 a 9ª Mostra de Grupos Étnicos - Folclore em Dança, que vai até domingo. Este evento tem por objetivo divulgar, através da dança, um pouco da cultura e das tradições dos povos que ajudaram e fizeram o Estado do Paraná.
Hoje a programação fica por conta dos grupos Folclórico Germânico Original Tanzgruppe - Thalia e Folclórico do Centro Espanhol do Paraná. O Grupo Folclórico Germânico surgiu em 1991 e realiza os ensaios na Sociedade Thalia.
Já o Grupo Espanhol tem a finalidade de divulgar os usos e costumes da Espanha. Em 1978 um grupo de entusiastas começou a desenvolver um trabalho com o folclore da região de Andaluzia. A paixão pelas danças de Aragon reuniu amigos que criaram o grupo Raza Aragonesa em 1982.
Dando prosseguimento à mostra, amanhã se apresentam os grupos Folclórico Alma Lusa e Folclórico Ítalo-Brasileiro Santa Felicidade. O grupo português foi fundado em 1958, e há 38 anos divulga a cultura portuguesa com suas músicas alegres e seus trajes coloridos.
Fundado em Santa Felicidade em 1986, o grupo Ítalo-Brasileiro conta com 150 componentes nos grupos infantil, infanto-juvenil, adulto e master. Sua recente e grande conquista foi a construção da sede própria. O repertório desse grupo inclui mais de 50 coreografias que conferem autenticidade na preservação dos costumes dos italianos.
Encerrando a 9ª Mostra, no domingo, apresentam-se o Conjunto de Canto e Dança Junak e Grupo Folclórico Italiano Dante Alighieri. O conjunto de canto e dança Junak foi fundado em 1960, pertence à Sociedade União Juventus e tem como objetivo maior a difusão dos costumes e tradições, cantos e danças do rico folclore polonês.
O Grupo Dante Alighieri foi fundado em 1963 por Ernani Zetola, na cidade de São José dos Pinhais e lá permaneceu até 1966. O grupo difunde a cultura italiana através da dança e da música popular folclórica.
Todas as apresentações acontecem no Teatro do Sesc da Esquina, na Rua Visconde do Rio Branco, 969, a partir das 20 horas. Os ingressos custam R$ 5,00. Informações pelo telefone: 322-6500





