Mostra de Cinema reabre Cine Ouro Verde
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 02 de dezembro de 2009
Nelson Sato<br> Reportagem Local
A 11 Mostra Londrina de Cinema dá uma encorpada a partir de hoje, quando a programação se desloca do Cine Com-Tour UEL para o Cine Teatro Ouro Verde, que volta a exibir filmes - pelo menos durante o festival.
As atividades começam às 10h com a palestra ''75 anos do Cinema Londrinense: a recuperação do Acervo Udihara'', na Sala de Multimeios do Museu Histórico de Londrina, com participação de Caio Cesaro (Kinopus Audiovisual) e Franciso Moreira (Labo Cine). O programa inclui apresentação do processo de recuperação parcial do acervo fílmico de Hikoma Udihara e uma Mostra de filmes recuperados do pioneiro cineasta londrinene.
Às 14h30 tem início o ''5º Seminário de Cinema Contemporâneo'' no Cine Teatro Universitário Ouro Verde, onde será exibido e debatido o filme ''Vencer'', de Marco Bellochio e um elenco formado por Giovana Mezzogiorno, Filippo Timi, Fausto Russo Alesi e Michela Cescon. O filme foi exibido no Festival de Cannes deste ano.
Às 18h, começa o ciclo de ''Filmes do Leste'' com a exibição do longa ''Alga Doce'', do polonês Andrzej Wajda. Às 20h, ocorre a Competitiva Nacional de Curtas 1 (57 min) com os filmes ''Fractais Sertanejos'', de Heraldo Cavalcanti; ''Banhos de Mar'', de Raphael Mesquita; ''Monkey Joy'', de Amir Admoni; e ''De Volta ao Quarto 666'', de Gustavo Spolidoro.
Às 21h30, a ''Mostra BR'' destaca o documentário ''Belair'', de Bruno Safadi e Noa Bressane. Belair Filmes foi a produtora criada por Julio Bressane e Rogério Sganzerla que, entre fevereiro e maio de 1970, realizou sete filmes de longa metragem, todos interditados pela censura da época. Toda a programação é gratuita.