MOSTRA AFRO TRAZ MISTURA FINA
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 17 de novembro de 2000
Iara Rossini Lessa De Londrina Especial para a Folha2 
A cultura afro e suas influências voltam a ser destaques em Londrina com a abertura da 15ª Mostra Afro-Brasileira Palmares, hoje, às 20:30 horas, na sala José Antônio Teodoro, na Secretaria Municipal de Cultura. A edição deste ano reúne 34 artistas plásticos do Brasil e do exterior e mais de setenta obras de diferentes técnicas.
Segundo o responsável pelo evento, Fernando Martinez, a mostra deste ano, que já tornou-se tradicional no calendário cultural da cidade, volta a apostar na miscelânea entre novos artistas e outros já consagrados. Muito mais que uma mostra aberta à toda a população de Londrina e região, a Palmares é um ponto de encontro entre artistas com a mesma temática mas com técnicas diferentes. Esse clima proporciona uma verdadeira integração entre todos e é a melhor forma de intercâmbio entre os artistas, explica.
O time de convidados traz, além da prata da casa - Dolores Branco, Edvaldo Jacinto, Edson Massuci, Julia de Paula, Leonora Golin, Eduardo Tadeu, Leonardo Benatto, Suely Portez, Tutti Nunes, Fábio Gatti, Rose Joaquim, Thaís Simões. Agenor Evangelista e Farid Ramalho, todos artistas de Londrina - representantes de várias cidades de São Paulo, - Gilberto Mato, Rubens Cavalcanti (neto do grande Di Cavalcanti), Luiz Casemiro, Irene de Paula, Eloise de Miranda, Aleixa de Oliveira, Darcy Cruz, Junny, Nerival Rodrigues, Oswaldo Ribeiro, Mário Freire. Um representante de Maringá também participa, o artista plástico Antônio Luz. A conexão Londrina-Goiânia, traz para a cidade as obras dos artistas Lourdes de Deus, (uma das maiores representantes femininas da arte Naif do Brasil, ao lado do marido Wladomiro de Deus, que encantou a cidade com suas obras na mostra passada), Karla Damasceno e a novata Vânia Ferro. A mostra ainda conta com o reforço de três artistas do exterior, Carlos Saraiva, de Lisboa, Portugual, Ariel Freire, de Flórida, no Uruguai e o nigeriano Keneeth Agungbemi.
Como acontece em todas as edições, a sala especial da mostra Palmares fica por conta do artista plástico, poeta e escritor baiano radicado em São Paulo, Paulo Acencio. Artista que aposta na temática surrealista, os trabalhos de Acencio primam também pelo bom humor, uma espécie de receita baiana que mistura obras consagradas com elementos do nosso cotidiano, criando imagens oníricas onde a figura do artista está sempre presente. A sala especial conta com 15 trabalhos de Acencio.
A 15ª Mostra Afro-Brasileira Plamares, que é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Movimento de Estudos da Cultura Afro-Brasileira, abre com o tradicional caldo de feijão e cachaça (servidos em um kit de cerâmica com motivos afros que o público pode levar para casa), além de apresentação dos músicos regionais Doni Paraná e Miran.
15ª Mostra Afro-Brasileira Palmares, exposição coletiva sobre temática negra que reúne 35 artistas do Brasil e do exterior expondo mais de 70 trabalhos. A mostra prossegue até o dia 13 de dezembro, na Sala José Antonio Teodoro, na Secretaria Municipal de Cultura de Londrina (Praça 1º de Maio, 110), e pode ser visitada durante o horário comercial.


