Paris -O mundo da gastronomia francesa ficou entristecido ontem pelo anúncio da morte - provavelmente por suicídio - de um de seus grandes chefs, Bernard Loiseau, ocorrida depois que um influente guia gastronômico diminuiu a qualificação de seu restaurante.
Bernard Loiseau, de 52 anos de idade, chef do hotel e restaurante La Côte d'Or, de Saulieu (Leste da França), foi encontrado morto com um tiro de carabina, em sua casa, e a polícia trabalha sobre a hipótese de suicídio.
Seus funerais serão realizados na sexta-feira.
O famoso chef Paul Bocuse reagiu imediatamente, manifestando sua irritação contra o guia gastronômico GaultMillau, que, em sua última edição, baixou a nota do restaurante de Bernard Loiseau de 19/20 para 17/20. ''GaultMillau tirou dois pontos, o que foi registrado na imprensa, e isto matou Loiseau'', declarou.
Assim como Bocuse, vários outros chefs manifestaram seu pesar e concordaram que seu colega tinha sido sumamente afetado pelas más críticas.
Por sua parte, sua viúva, Dominique Loiseau, evocou o extremo cansaço de seu marido para explicar esse ''momento de loucura'', reconhecendo que as críticas o fragilizaram.
Por sua parte, o diretor do guia GaultMillau, Patrick Mayenobe, estimou esta terça-feira que não se pode considerar que ''uma nota ou uma estrela a menos possa matar'', acrescentando que Loiseau, ''grande cozinheiro francês, tinha certamente outros problemas''.

mockup