Faleceu na madrugada desta sexta-feira (3), o músico londrinense Marco Aurélio Tureta. O instrumentista sofreu um infarto aos 48 anos. O corpo está sendo velado na capela 2 do Cemitério Padre Anchieta (R. Rútilo, 200 – Jd Ideal). O sepultamento está agendado para às 17 horas, no Cemitério João XXIII.

Cena de “Eternamente”, de Tureta, cuja trilha serviu de base para espetáculo do Ballet de Londrina
Cena de “Eternamente”, de Tureta, cuja trilha serviu de base para espetáculo do Ballet de Londrina | Foto: Divulgação/Celso Pacheco

Graduado em Licenciatura em Música pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), Marco Tureta atuou como compositor, instrumentista, professor, arranjador e produtor fonográfico. Teve a guitarra como instrumento principal, mas nos trabalhos de criação e gravação também tocava outros instrumentos como violão, viola caipira, cavaquinho, baixo elétrico, percussão, flautas, teclados e programação eletrônica.

Compôs, gravou e produziu trilhas sonoras e sonoplastias para espetáculos de teatro e dança contemporânea, incluindo vários trabalhos realizados com o Ballet de Londrina. Trabalhou na Rádio Universidade FM com criação, produção e gravação de vinhetas, sinais sonoros e trilhas para abertura de programas. Juntamente com o guitarrista Yudi Yamada, montou o Duo de Guitarras, com a proposta de interpretar músicas próprias, além de releituras de standards de rock, jazz, blues e música brasileira. Ministrou cursos de guitarra, violão e baixo elétrico.