Morre o músico londrinense Marco Tureta
O guitarrista sofreu um infarto aos 48 anos
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 03 de janeiro de 2020
O guitarrista sofreu um infarto aos 48 anos
Marcos Roman - Grupo Folha
Faleceu na madrugada desta sexta-feira (3), o músico londrinense Marco Aurélio Tureta. O instrumentista sofreu um infarto aos 48 anos. O corpo está sendo velado na capela 2 do Cemitério Padre Anchieta (R. Rútilo, 200 – Jd Ideal). O sepultamento está agendado para às 17 horas, no Cemitério João XXIII.
Graduado em Licenciatura em Música pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), Marco Tureta atuou como compositor, instrumentista, professor, arranjador e produtor fonográfico. Teve a guitarra como instrumento principal, mas nos trabalhos de criação e gravação também tocava outros instrumentos como violão, viola caipira, cavaquinho, baixo elétrico, percussão, flautas, teclados e programação eletrônica.
Compôs, gravou e produziu trilhas sonoras e sonoplastias para espetáculos de teatro e dança contemporânea, incluindo vários trabalhos realizados com o Ballet de Londrina. Trabalhou na Rádio Universidade FM com criação, produção e gravação de vinhetas, sinais sonoros e trilhas para abertura de programas. Juntamente com o guitarrista Yudi Yamada, montou o Duo de Guitarras, com a proposta de interpretar músicas próprias, além de releituras de standards de rock, jazz, blues e música brasileira. Ministrou cursos de guitarra, violão e baixo elétrico.