Miguel Tofano: ex-maestro da Banda Municipal faleceu no domingo
Miguel Tofano: ex-maestro da Banda Municipal faleceu no domingo | Foto: Aníbal Vieira/ Divulgação

Ex-maestro da Banda Municipal de Londrina, o músico Miguel Tofano faleceu na tarde de domingo (9), aos 72 anos. O instrumentista morreu por complicações causadas pela Doença de Alzheimer. O sepultamento será realizado nesta segunda-feira (10), às 13h30, no Cemitério Parque das Oliveiras, onde acontece o velório.

Filho de Arlindo Tofano, que atuou como segundo maestro da Banda Municipal de Londrina, fundada em 1948, Miguel Tofano se aproximou da música ainda garoto. Com a morte do pai, assumiu o comando do grupo no qual permaneceu por mais de 40 anos.

A Banda Municipal de Londrina faz parte da história da cidade. Os integrantes do grupo musical tocaram nos mais importantes eventos oficiais do município, incluindo a inauguração dos mais importantes monumentos da cidade, incluindo a inauguração do Lago Igapó, em 1959.

Após o término da banda em 2004, por contenção de gastos na prefeitura, Tofano continuou tocando em outros grupos da cidade. “Ele foi maestro da Banda Municipal por mais de 20 anos. Depois formou uma big band e passou a tocar trompete com outros músicos para doentes em hospitais e até em procissões da igreja. Ele sempre gostou de alegrar as pessoas com a sua música, mas teve que parar de tocar há três anos, quando foi diagnosticado com Alzheimer”, afirmou Renata Tofano, uma das três filhas do maestro.

Fundador da Londrina Big Band, o instrumentista, compositor e arranjador musical Vitor Gorni destaca a importância do maestro Miguel Tofano na formação de muitos músicos da cidade. “Houve uma época em que as bandas municipais tinham muita relevância e quase todos os instrumentistas iniciavam sua trajetória tocando nestes grupos. O Miguel era amigo de todos os integrantes do Banda Municipal de Londrina e tratava a todos com muito respeito. Sua morte é uma grande perda para Londrina”, enfatizou.