Morre o homem que inspirou Hemingway em 'O velho e o mar'
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 15 de janeiro de 2002
France Presse 
Havana - Gregorio Fuentes, pescador cubano que inspirou seu amigo Ernest Hemingway na criação do personagem do velho homem, Santiago, do livro O velho e o mar, morreu no domingo aos 101 anos, noticiou ontem a imprensa de Cuba.
Gregorio Fuentes, lúcido até o final de sua vida, morreu em Cojimar (Leste de Cuba), segundo a agência Prensa Latina. O homem, profundo conhecedor das águas cubanas, costumava ir pescar com Hemingway até os anos 60 no Norte da ilha.
Fuentes e Hemingway se conheceram em Cuba no final dos anos 30 e tornaram-se grandes amigos. O pescador que inspirou o personagem Santiago, na obra que valeu um Prêmio Nobel de Literatura a Hemingway, costumava dizer que o escritor, que se suicidou em 1961, continuava a viver nele.
Há dois meses, Gregorio Fuentes recebeu em Havana o título honorário de capitão, das mãos da sobrinha de Hemingway, da Associação de Pescadores dos Estados Unidos, segundo a Prensa Latina.


