Morre criador do trio elétrico
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 30 de junho de 1997
Christianne González Agência Folha 
O músico Osmar Macedo, 74, um dos inventores do trio elétrico, morreu às 6h45 de ontem, em Salvador (BA). Segundo o pneumologista Aldelmo Machado Neto, 35, a morte foi causada por insuficiência respiratória e falência múltipla dos órgãos, após 15 dias de tratamento intensivo no hospital Espanhol.
Osmar Macedo se internou no hospital às 20h14 do último dia 15, com diabete e insuficiências cardíaca e respiratória. Macedo era um paciente de alto risco, devido à idade e às dificuldades urinária, cardíaca e respiratória, disse Neto. Além disso, Osmar chegou ao hospital com intoxicação digitálica. Digital (causador da intoxicação) é um remédio utilizado para controlar insuficiência cardíaca. Esse tipo de intoxicação acontece em alguns pacientes, mesmo que estejam habituados ao medicamento, disse. Segundo Neto, Osmar Macêdo usava o remédio há muitos anos.
AdeusO corpo de Osmar Macedo foi levado para o Palácio da Aclamação (centro de Salvador), para ser velado. O enterro está previsto para às 11h de hoje, no cemitério Jardim da Saudade.
Segundo o músico Haroldo Macêdo, um dos sete filhos de Osmar, o trio elétrico Armandinho, Dodô & Osmar deverá se apresentar no circuito oficial do Carnaval (centro de Salvador) e acompanhar o corpo até o cemitério.
Osmar Macedo inventou o trio elétrico em 1950, juntamente com o músico e amigo Adolpho Nascimento (Dodô), morto em 1979. Inicialmente, trio elétrico era o nome dado a um velho Ford 1929 (fobica), equipado com dois alto-falantes, um amplificador e três paus elétricos (instrumento criado por Dodô, hoje conhecido como guitarra baiana). O trio era formado pelos músicos Dodô, Osmar e Temístocles Aragão. A primeira apresentação do trio em Salvador aconteceu no Carnaval de 1951. No ano seguinte, o trio se apresentou pela primeira vez em cima de um caminhão, com oito alto-falantes. O músico Armandinho, 44, filho de Osmar, entrou no grupo quando tinha 10 anos. Em 1974, o trio elétrico passou a se chamar Armandinho, Dodô e Osmar.


