São Paulo - Morreu nesta quarta-feira (26) a cantora irlandesa Sinéad O'Connor, aos 56 anos. A notícia foi publicada originalmente pelo The Irish Times, um dos principais jornais diários de seu país, e confirmada pela família à emissora estatal RTÉ. A causa da morte não foi revelada.

"É com grande tristeza que anunciamos a morte da nossa amada Sinéad. Sua família e amigos estão devastados e pediram privacidade neste momento difícil", diz uma nota enviada à emissora.

LEIA MAIS:

Ingressos para o show dos Titãs em Londrina já estão à venda

Mick Jagger faz 80 anos nesta quarta-feira (26)

O'Connor ganhou fama nos anos 1990 com o hit "Nothing Compares 2 U" e ao longo de toda a carreira levou a público seus problemas relacionados a saúde mental, que se agravaram nos últimos anos.

Em janeiro de 2022, ela chegou a ser hospitalizada dias depois da morte do filho Shane, de 17 anos. Ela dizia, nas redes sociais, se culpar pelo suicídio do adolescente, que esteve internado num centro para tratamento de problemas de saúde mental.

Diante desse doloroso episódio, a cantora decidiu afastar-se dos holofotes, por meio de um comunicado em seu site oficial, a artista anunciou sua decisão de cuidar de si mesma e do seu bem-estar emocional. O texto do anúncio dizia: "Gostaríamos de anunciar respeitosamente que, devido ao processo de luto em andamento, Sinéad foi avisada de que seria mais saudável para ela tirar o restante deste ano e esperamos reagendar os shows para 2023, quando ela estiver se sentindo mais forte."

Desde então, a irlandesa demonstrou uma profunda dor com a partida de seu filho e chegou a considerar uma ação legal contra o hospital onde ele estava internado. Contudo, em um ato compreensível, a cantora decidiu não prosseguir com essa medida.

Em sua declaração, ainda no ano passado, ela expressou sua tristeza pela partida do filho, Nevi'im Nesta Ali Shane O'Connor, a quem descreveu como "a própria luz" de sua vida.

NOVO ÁLBUM

De acordo com publicações recentes em seu Facebook, O'Connor planejava lançar um novo álbum em breve, e havia se mudado para Londres 23 anos depois de deixar a capital britânica. De lá, estaria concebendo planos para uma turnê que passaria por Oceania, Europa e Estados Unidos entre 2024 e 2025.

O lançamento ocorreria no ano que vem, uma década depois de seu último trabalho, "I'm Not Bossy, I'm the Boss". Na sequência, ela embarcaria numa turnê pela Oceania. A ideia era se apresentar na Europa e nos Estados Unidos em 2025.

"Olá a todos. Recentemente voltei a morar em Londres após 23 anos. Muito feliz por estar em casa. Estou finalizando meu álbum. O lançamento será no início do próximo ano", escreveu na publicação.

Nascida em Dublin em 1966, O'Connor tem dez álbuns de estúdio gravados. Além do sucesso que a projetou internacionalmente, "Nothing Compares 2 U", ela ainda é autora de canções como "The Emperor's New Clothes", "Sacrifice" e "The Last Day Of Our Acquaintance".

A irlandesa deixa três filhos, Jake Reynolds, Roisin Waters e Yeshua Bonadio.