Montagem destaca textos de Manoel Carlos Karam
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 21 de junho de 2012
Reportagem Local 
Em 2007, o grupo A Armadilha saltou para um mergulho profundo na obra do escritor curitibano Manoel Carlos Karam. O objetivo era desenvolver pesquisas e eventualmente conceber uma montagem a partir de sua obra. Karam chegou a participar do início do projeto. No final do mesmo ano, porém, todos foram surpreendidos pela morte deste que é considerado um dos mais importantes escritores contemporâneos de Curitiba.
Das pesquisas e das experiências, nasceu o espetáculo ''Bolacha Maria - um punhado de neve que restou da tempestade'', que o grupo apresenta neste sábado, às 21 horas, no Teatro Filo. O nome da montagem faz alusão ao livro ''Comendo bolacha maria no dia de são nunca'', de 1999. ''Os títulos das obras de Karam sempre criam imagens; queríamos fazer igual na peça'', explica Diego Fortes, fundador de A Armadilha e um dos atores do elenco, que ainda é integrado por Alan Raffo, Flávia Scherner e Tatiana Blum. A direção é de Nadja Naira.
Apesar da referência, ''Bolacha Maria'' utilizou na concepção de sua dramaturgia fragmentos de toda a obra literária do autor curitibano, que contabiliza sete livros lançados. De acordo com Diego, a narrativa do espetáculo não é ortodoxa, mas constrói-se de modo fragmentado, com início e término inesperados. ''Pesquisamos todos os livros do autor e encontramos um ponto em comum: a metalinguagem. Karam preocupa-se em como contar uma história, o que tem de verdade numa mentira'', explica o ator.
Por isso, ''Bolacha Maria'' está mais centrado no prazer de narrar as histórias do que propriamente em chegar ao seu fim. Na montagem, ficam evidentes aspectos como os impasses entre realidade e ficção, o jogo cênico de uma peça dentro de outras peças e a sensação de vertigem provocada por falsos começos e finais.
O espetáculo é uma parceria do Filo com o projeto Circuito Cultural Sesi, que leva espetáculos de teatro, música ou circo para as cinco regionais do Sesi no Paraná em espaços culturais das secretarias dos municípios parceiros.
Serviço
Bolacha Maria - Um punhado de neve que restou da tempestade, de A Armadilha Cia. de Teatro (Curitiba/PR)
Quando - Sábado, às 21
Onde - Teatro Filo (R. Cuiabá, 39)
Duração - 55 minutos
Classificação etária - 14 anos
* ingressos esgotados


