| |

Folha 2 5m de leitura

Mônica Salmaso lança álbum gravado no Japão

Editado pela Biscoito Fino, o CD “Japan Tour 2019” traz o registro do show em que a cantora interpreta músicas compostas por Guinga

ATUALIZAÇÃO
09 de julho de 2021

Marcos Roman - Grupo Folha
AUTOR

Mônica Salmaso gravou músicas do violonista e compositor Guinga: repertório de excelência
 

Cinco anos após gravar um tributo à obra de Guinga, Mônica Salmaso fez uma turnê na terra do sol nascente interpretando um repertório totalmente dedicado às músicas assinadas pelo violonista e compositor carioca. A gravação ao vivo da apresentação realizada no dia 10 de abril de 2019, no Nerima Culture Center, localizado na cidade de Tóquio acaba de ganhar edição em CD editado pela gravadora Biscoito Fino. Também disponibilizado nas plataformas de streaming, o álbum “Japan Tour 2019” reúne 12 faixas nas quais a cantora paulista é acompanhada pelo clarinetista Nailor Proveta, o saxofonista e flautista Teco Cardoso, além do violão do próprio Guinga.   

 Das 12 músicas que compõem o set list do novo álbum, seis foram gravadas ao vivo. Outras seis faixas ganharam registro realizado no estúdio Saidera Mastering em 11 e 12 de abril, na sequência imediata do registro do show. A mixagem do disco foi feita por Teco Cardoso com Homero Lotito.  

 O repertório do álbum, que traz na capa uma obra da artista mineira Leonora Weissmann, reúne canções que Guinga compôs sozinho ou com parceiros como Anna Paes, Celso Viáfora, Paulo César Pinheiro e Thiago Amud. Entre as músicas escolhidas estão “Passarinheira” e “Esconjuros”, ambas assinadas em parceria com Aldir Blanc. 

“A música do compositor Guinga é uma das obras mais importantes da história da música brasileira. Nela mora a profunda alma da cultura do Brasil, capaz de nos emocionar e de ter criado uma nova árvore na composição de onde muitos novos compositores encontraram uma fonte, um caminho e uma identidade”, destaca Mônica sobre o tributo feito ao compositor carioca. 

A cantora também ressalta a fina sintonia estabelecida entre elas e os parceiros de longa data que a acompanharam na turnê pelo Japão. “Este quarteto que se formou em torno da música do Guinga é a junção de artistas que pensam a música de forma parecida; que se dedicam a ela com amor, com estudo, buscando sempre simplesmente oferecer o melhor. Teco Cardoso e Nailor Proveta são amigos na vida e na música há muitos anos e tem uma forma especial de tocar juntos, de costurar as ideias musicais, de fazer orquestração e improvisação em forma de diálogo. Cantar com eles sempre foi pra mim uma experiência de beleza”, enfatiza. 

Cantar para os japonses, segundo ela, foi algo emocionante. “Chegar com este trabalho no Japão, mesmo de pé quebrado, muletas e cadeira de rodas (fato que aconteceu!), foi uma aventura e um sonho incrível que pudemos realizar. Durante esta turnê nós quatro nos emocionamos profundamente. Temos, em relação ao Japão, uma enorme admiração. Para nós, é mágico atravessar a distância geográfica que nos separa e muitas diferenças culturais. Somos encantados com a seriedade, o respeito, o orgulho do trabalho, a organização, a poesia e a alegria com que nos recebem”. 

Mônica revela que o lançamento do álbum no Brasil está sendo um motivo de grande alegria para ela. “Este trabalho seria somente lançado no Japão, inicialmente, como aconteceu em 2019. Para a nossa felicidade, a gravadora Biscoito Fino se interessou por lançá-lo no Brasil. Sobretudo agora, após um ano e meio de pandemia, sem podermos viajar para trabalhar, o lançamento deste trabalho nos devolve um pouco a nossa vida, o nosso ofício”, conclui. 

 

Serviço:

Álbum "Japan Tour 2019"

Intérprete - Mônica Salmaso

Gravadora - Biscoito Fino

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS