Cantora de primeira linha da MPB, a paulista Mônica Salmaso foi uma das participantes do projeto ''Rio Música InCena'', que reuniu oito nomes de prestígio da música brasileira no palco do Teatro Clara Nunes, no ano passado, no Rio de Janeiro.
Seu show intimista foi gravado e será um dos destaques deste fim de semana na programação do Canal Brasil, que exibe o registro da apresentação neste domingo às 21h. O repertório traz canções como ''Melodia sentimental'' (Heitor Villa-Lobos), ''Samba erudito'' (Paulo Vanzolini), ''Ciranda da bailarina'' (Chico Buarque), ''Beatriz'' (Edu Lobo) e ''Trem das onze'' (Adoniran Barbosa).
No palco, a intérprete é acompanhada por Nelson Ayres ao piano e Teco Cardoso no sopro. Mônica faz parte do time de musicistas que prioriza a integridade artística, recusando-se a fazer concessões comerciais para se manter no mercado. Revelada nos anos 1990, tem se destacado por trabalhos em que revisita clássicos da música popular e os aproxima de melodias eruditas e líricas.
Já gravou seis álbuns: ''Afro-Sambas'' (em duo com o violonista Paulo Bellinati - 1995), ''Trampolim'' (1998), ''Voadeira'' (1999), ''Ia Iá'' (2004), ''Noites de gala, samba na rua'' (2007) e o novo ''Alma Lírica Brasileira''. Todos os discos foram distribuídos no exterior, onde a cantora conta com o aval de críticos como o respeitável Jon Pareles, do New York Times.
No Brasil, começou a ser observada com atenção em 1997 quando foi indicada ao Prêmio Sharp na categoria ''Revelação da MPB''. Dois anos depois, venceu o 2º Prêmio Visa MPB - Edição Vocal. No mesmo ano, conquistou a cobiçada premiação da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) nas categorias ''Melhor Cantora'' e ''Melhor Disco'' com ''Voadeira''.
Aos 40 anos, Mônica atingiu um indiscutível patamar de qualidade combinando afinação, técnica vocal e escolha de repertório como poucos artistas de sua geração. Seu próximo projeto é a gravação de um disco de temas inéditos de Guinga e Paulo César Pinheiro, que deve ser lançado no início de 2012.
Serviço
Show de Mônica Salmaso no ''Rio Música EmCena''
Quando - domingo (dia 4) às 21h
Onde - Canal Brasil

mockup