Projetado por Oscar Niemeyer, anexo conhecido como ''olho'' é, segundo pesquisa, o desenho de uma araucária
Curitiba - O Museu Oscar Niemeyer (MON), de Curitiba, é a única instituição da América Latina a integrar a lista dos 20 museus mais bonitos do mundo. O ranking é feito pelo site norte-americano Flavorwire, especializado em cultura e crítica de arte. Fazem parte da lista instituições de longa tradição no campo museológico, como o Louvre (França), o Hermitage (Rússia) e o Guggenheim de Bilbao (Espanha).
É a primeira vez que o MON entra para o ranking da Flavorwire, diz a diretora do museu, Estela Sandrini, motivo de muito orgulho para os paranaenses, principalmente porque se trata de uma instituição ainda jovem, que vai completar 10 anos em novembro. O Oscar Niemeyer, que leva o nome do famoso arquiteto que o projetou, é mais conhecido como ''Museu do Olho'' devido às formas do anexo de 30 metros de altura localizado à frente do edifício principal (interligados por um túnel). O grande ''olho'' de concreto e vidro é o responsável por imprimir a identidade da instituição.
Curiosamente, embora o anexo lembre o formato de um olho, pesquisas feitas por funcionários do museu mostraram que o mestre da arquitetura brasileira tinha outras intenções ao projetar a torre. ''É o desenho de uma araucária'', informa Estela.
O arquiteto Oscar Niemeyer projetou, em 1967, o edifífico principal do museu para abrigar uma escola, o que nunca ocorreu. Em 1978, o prédio foi inaugurado para receber as secretarias estaduais. Em 2001, o governo decidiu transformá-lo em um museu.
A edificação principal é distribuída em três pisos (subsolo, térreo e primeiro pavimento) e demonstra um grande arrojo estrutural para a época em que foi projetado. Em estilo moderno, é estruturado a partir de linhas retas com grandes vãos livres.
Os 17 mil metros quadrados de espaço do MON já receberam importantes exposições com obras de grandes artistas nacionais e internacionais, como Roy Lichtenstein, Candido Portinari, Salvador Dalí, Marc Riboud, Brassa‹, Tarsila do Amaral, Pablo Picasso, Di Cavalcanti, entre outros. Atualmente, a atração é a mostra ''Modigliani, imagens de uma vida'', com 59 trabalhos de um dos principais artistas italianos.
Cerca de 15 mil pessoas visitam o MON todos os meses, entre brasileiros e estrangeiros. No mês passado, talvez por conta das férias, o público foi de aproximadamente 24 mil pessoas. O recorde de público deste ano foi da exposição da série de gravuras ''Os Caprichos'', do espanhol Francisco Goya, que registrou 60 mil visitantes.
A mostra ''Poty de todos nós'', que se encerra em setembro, segundo Estela Sandrini, deve bater o recorde de visitantes. A exposição traz 800 itens (alguns nunca mostrados ao público) de um dos mais expressivos artistas paranaenses, Poty Lazzarotto.
Domingo grátis
As atividades do MON não se resumem às exposições. O museu oferece oficinas, palestras e colônias de férias para as crianças e possui um projeto especial para ajudar na formação do público. Nos primeiros domingos do mês, a entrada é gratuita e o visitante pode participar de uma oficina com um artista, assistir a apresentações musicais e ainda participar de visitas mediadas à exposições.
Serviço:
O Museu Oscar Niemeyer fica na Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, fone (41) 3350-4400. Ele funciona de terça a domingo, das 10 às 18 horas. A entrada (inteira) custa R$ 4,00.


Os mais belos

Conheça os museus que constam no site norte-americano Flavorwire, especializado em cultura e crítica de arte


Museu Oscar Niemeyer (Brasil)
Museu do Louvre (França)
Museu d‘Orsay (França)
Museu Hermitage (Rússia)
Museu Guggenheim de Bilbao (Espanha)
Museu de História Natural de Viena (Áustria)
Getty Center da Califórnia (Estados Unidos)
Museu Solomon R. Guggenheim, de Nova York (Estados Unidos)
Casa e Jardins Claude Monet (França)
Museu de Arte Islâmica (Qatar)
Museu de Arte Nelson-Atkins (Estados Unidos)
Museu de Hanoi (Vietnã)
Museu de Arte Moderna de Fort Worth (Estados Unidos)
Museu Louisiana de Arte Moderna (Dinamarca)
Museu Royal Ontario (Canadá)
Museu MAS (Bélgica)
Museu Salvador Dali, da Flórida (Estados Unidos)
Palácio Potala de Llasa (Tibet)
Museu Histórico do Estado de Moscou (Rússia)
Museu Chora de Istambul (Turquia)