O Museu Oscar Niemeyer (MON) vai exibir o documentário biográfico sobre a vida e obra de Serguei Eisenstein, “A Casa do Mestre”. O filme é dirigido por Aleksandr Iskin, Mariana Kireeva e Naum Kleiman, que também assina o roteiro e é cocurador da exposição “Serguei Eisenstein e o Mundo”, em cartaz na sala 11 do Museu.

LEIA TAMBÉM

Mostra BH de Cinema realiza sua primeira competitiva internacional


As exibições gratuitas acontecerão nos dias 27/9, 11/10 e 18/10, sempre às 16h, no Miniauditório do MON (subsolo). Realizado em 1998, o filme comemorou o centenário de nascimento do cineasta russo.

Considerado o documentário mais completo sobre o artista, o longa é composto de nove episódios, que relatam, por meio de arquivos raros e um rico material audiovisual, os principais eventos da vida de Serguei Eisenstein, traçando paralelos com a história da Rússia no século XX e com a própria história do cinema mundial. O documentário teve a sua estreia no Festival Internacional de Cinema de San Francisco (EUA). Em 1999, foi vencedor do prêmio TEFI (Rússia) na categoria “Melhor Documentário”.

SALA 11

A exposição “Serguei Eisenstein e o Mundo”, com curadoria de Luiz Gustavo Carvalho, é uma realização do Museu Oscar Niemeyer e comemora os 125 anos de nascimento do cineasta. A mostra poderá ser vista na Sala 11 do MON até o dia 22/10.

Por meio de um conjunto de desenhos, esboços, fotografias, caricaturas, projeções e objetos, a exposição apresenta parte do processo criativo de um dos diretores mais inovadores e pioneiros da história do cinema. Serguei Eisenstein influenciou grandes cineastas e revolucionou o mundo das imagens com suas múltiplas linguagens.

SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é um patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

* Com assessoria de imprensa.

SERVIÇO

“A Casa do Mestre”

Direção: Aleksandr Iskin, Mariana Kireeva e Naum Kleiman

Rússia, 1998, duração 105 min

Classificação livre, legendado

Exibições:

27 setembro, às 16h

11 outubro, às 16h

18 outubro, às 16h