MOLHO
O que é tortilha? Bem, temos as mexicanas, mas refiro-me aqui a espanhola que trata-se de uma omelete de batatas feita em frigideira. É um prato espanhol muito popular; seria a pizza da Espanha. É claro que não é uma omelete qualquer mesmo sendo vendida em botequins de esquina, onde se pode comer a qualquer hora uma honesta tortilla de patata, pura ou com pão. Pode ser também um prato muito rebuscado em sua simplicidade. É, ao meu ver e paladar, a única maneira de batatas amanhecidas ficarem boas. Como prato de verão, é ótimo por ser rápido, barato e delicioso, mesmo frio. Você pode, por exemplo, com as sobras picadas fazer uma salada em que dá para acrescentar queijo, tomates crus, ervas, legumes, folhas, etc.
Como se trata de uma torta de batatas é conveniente que a frigideira não grude. Vale a pena ter uma especial só para as tortilhas pode ser de teflon ou de ferro. Se grudar, você terá literalmente uma tortilha tortinha, com o perdão do trocadilho. Já falei aqui nesta coluna sobre a maneira de se preparar a frigideira de ferro. Então, para simplificar se você não sabe prefira a de teflon. O ideal é conseguir uma torta dourada dos dois lados (por igual), com dois dedos de espessura (aproximadamente) e totalmente solta. Costumo virá-la sobre um prato, escorregando com cuidado o outro lado, que ainda precisa tostar. Quando percebo que vai grudar, não a viro: tampo e deixo cozinhar a parte de cima dentro da panela mesmo, para ter algo inteiro e não batatas mexidas. Os ingredientes são mutáveis, mas a tortilha básica leva batatas, ovos, óleo e sal. A tudo isso podem ser acrescentados: alhos, cebolas, queijos, camarões, carnes, lagosta, caviar, legumes e o que mais sua imaginação e geladeira permitirem. Muito versátil, o sabor desse prato adapta-se facilmente a vários ingredientes.
Tortilha Básica
(Para seis pessoas )
1 quilo de batatas
6 ovos
Azeite ou óleo
Sal
Modo de Fazer
Descasque as batatas e corte-as em rodelas grossas. Esquente meio copo de óleo na frigideira e acrescente as batatas. Abaixe o fogo e tampe, já que elas terão que refogar até ficarem macias. Se precisar molhe com um pouco de água, que deverá secar completamente até ficar só o óleo. Desmanche-as grosseiramente com ajuda de uma colher de pau. Se quiser acrescentar outros ingredientes, o momento é agora. Sempre mexendo, repare quando começarem a tostar. Salgue e acrescente os ovos batidos. Misture rapidamente antes que os ovos coalhem e não mexa mais. Chacoalhe rapidamente a frigideira até sentir meio que pela intuição, como se diz que a parte de baixo está tostada e a torta inteiramente solta. Eis o momento de virá-la, sem desmanchá-la de preferência.
Parece difícil. E é... Lá pela terceira vez você pega o jeito da coisa e fará tortilhas dignas do Rei Juan ou qualquer outro nobre. Garanto que nunca mais você deixará de fazer tortilhas. Experimente!!





