MODA - É tempo de Crystal Fashion
PUBLICAÇÃO
domingo, 12 de outubro de 2003
Ana Clara Garmendia<br> Equipe da Folha 
De hoje até sábado acontece o 9º Crystal Fashion, evento de moda que mostra aos curitibanos as principais apostas das grifes do Shopping Crystal para a primavera-verão 2003/2004. Depois de anos sendo feito dentro da garagem do prédio do shopping, o evento surge com uma novidade: foi montada uma tenda na esquina do Crystal e ali acontecerá todo o bochicho.
A antiga boate Konny's foi transformada no Espaço Crystal Fashion levando os organizadores a desembolsarem meio milhão de reais entre reforma, contratação de mão-de-obra e divulgação.
Como em todos os anos a dança de nomes das grifes que participam das apresentações é grande. Por exemplo, a veterana Zoomp não participa desta edição, em compensação sua concorrente direta, a Forum volta em grande desfile. A grife traz seu estilista-proprietário Tufi Duek e ainda lança o novo perfume, o 23º, com uma festa na noite de quinta-feira na boate que Luciano Huck tem na cidade, a Cabral.
Nesta temporada quem abre os desfiles, logo mais, às 21 horas, é a paulista VR. A grife de moda masculina é antiga participante do evento e sempre traz nomes famosos às passarelas. Nesta edição, pelo menos até o fechamento desta matéria, nenhuma estrela havia sido anunciada.
Na verdade, pouco importa quem vem de celebridade momentânea, o Crystal Fashion é, antes de tudo, uma grande vitrine social. Quem circula por seus corredores e bastidores abrilhanta o evento. Socialites disputam uma foto para a revista Caras e para as principais colunas sociais do Estado.
Uma das características desta edição é o corte de algumas marcas que antigamente mantinham estandes no local, mesmo sem participarem dos desfiles. É o caso da Havaianas. Segundo o jornalista Ruy Barrozo, que trazia o espaço para o Crystal Fashion, a organização está priorizando marcas que estejam diretamente ligadas ao patrocínio de toda a estrutura do evento.
Além dos desfiles serão homenageados diversos empresários e estilistas que contribuem para a evolução da moda no Brasil. Os escolhidos deste ano são os empreendedores da grife Le Lis Blanc, Alexandre Calixto Afrange, Rahyja Calixto Afrange e Traudi Guida, o proprietário da marca Osklen, Oscar Metsavaht e Tufi Duek da Forum.
Além da VR e da Forum desfilam também na 9 edição do Crystal Fashion: Carmen Steffens, Le Lis Blanc, Osklen, M.A Store, TNG, Chicco, Lilica&Tigor, Bob Store, Makenji, Mercearia e Ellus.


