Mocinhos ou vilões?
As atraentes denominações de light ou diet não são garantia de que determinados produtos são 100% benéficos à saúde, conforme alerta a nutricionista Kátia Tookuni. "Muitos alimentos light ou diet substituem o açúcar por adoçantes dietéticos com sódio. O sódio em excesso aumenta a perda de cálcio dos ossos e deve ser consumido com moderação por pessoas com doenças cardiovasculares. Alguns desses alimentos são bolachas, chocolates e sorvetes", salienta.
No caso dos chocolates diet, a nutricionista afirma ainda que os sem açúcar costumam apresentar maior quantidade de gordura. "Portanto, se você não tem diabetes, evite. Não diabéticos devem dar preferência aos chocolates com mais de 55% de cacau na composição. Quanto maior o teor de cacau, melhor, pois ele é rico em antioxidantes, ajudando na prevenção do envelhecimento e doenças cardíacas", detalha.
Segundo a nutricionista, outro erro comum é substituir o açúcar por adoçantes dietéticos. "Vários adoçantes têm potencial acumulativo no organismo, aumentando o risco de câncer, por isso devem ser usados com moderação. Há ainda outros que têm sódio na composição química, por isso também não devem ser usados à vontade. Os adoçantes dietéticos são para diabéticos. Pessoas que não têm diagnóstico de diabetes devem usar o açúcar com moderação. Devem preferir o açúcar mascavo ou demerara, que são menos processados do que o branco e ainda preservam alguns minerais", orienta.
Até mesmo na hora de apreciar as recomendadas saladas é preciso ter critérios, enfatiza Kátia. "Os molhos prontos, por conterem realçador de sabor glutamato monossódico, fornecem muito sódio. Além disso, contêm muitos aditivos químicos. Portanto prefira molhinhos feitos em casa com azeite, vinagre, sal e ervas aromáticas", aconselha. (M.R.)





