Cleide Cavalcanti
Agência Estado
Alegre, requintado, charmoso, contagiante e absolutamente espontâneo. Assim é o ‘‘carnevale’’ em Veneza, que ganha também um ar de mistério e romantismo por trás das belas máscaras de reis, rainhas, pierrôs e colombinas. Ninguém tem de sair correndo atrás de uma escola de samba, cumprindo um tempo pré-determinado, ou pular espremido atrás de trios elétricos. Definitivamente, este não é o perfil do carnaval veneziano. Não há cronômetros a seguir e cada um escolhe a fantasia que mais lhe agrada, seja ela de cetim, tafetá ou veludo.
Personagens seculares que desfilam elegantemente pelas ruelas, pontes e canais, em gôndolas ou a pé na Veneza de hoje e pelas lembranças do passado. E é atrás desta magia que um grande número de turistas embarcam todos os anos com destino à cidade. O carnaval italiano pode até parecer um pouco estranho para brasileiros, mas animação é o que não falta. No calendário de eventos é uma das principais festas.
O sábado gordo e a terça-feira gorda são os principais dias de festa na agenda do carnaval veneziano. Há uma dezena de espetáculos teatrais, exposições de arte e shows musicais.
É na Praça São Marcos que se registra uma das maiores concentrações de foliões e artistas populares. Esta praça é também um dos principais pontos turísticos da cidade. Napoleão a considerava ‘‘o salão mais bonito da Europa’’. A Piazzetta é outro ponto de encontro para os que desejam desfilar com suas máscaras. E se você não tiver nenhuma, não tem problema. Artistas ficam à disposição para pintar uma em seu rosto por um preço bem camarada.
E assim a brincadeira do carnaval neste lado da Europa. As pessoas simplesmente desfilam pelas ruas com pesadas fantasias que, ao invés de desnudar, encobrem ainda mais seus corpos. Claro, não pode falar representantes de outros países. Desta forma, em Veneza os turistas podem brincar ‘‘vários carnavais’’. Escolas de samba do Brasil, inclusive, sempre fazem a festa por lá, com muita mulata e samba no pé. É por isso que, dizem os italianos, a cidade dos sonhos, como Veneza é conhecida, se transforma todos os anos no cenário de uma animada fantasia secular.
Não deixe de maneira alguma de ir a um baile de máscaras, além de ser extremamente divertido é um evento realmente bonito. Também há diversos bailes de fantasias. Alguns bailes são exageradamente suntuosos. O ingresso para estas festas é caríssimo, há jantar à luz de velas e a entrada só é permitida trajando fantasias especiais. Mas se o luxo não lhe importa, faça como a maioria dos venezianos, pinte o rosto na rua mesmo, coloque uma fantasia bem incrementada, cheia de babados e rendas, e siga para a Praça São Marcos, de preferência de gôndola. Se estiver acompanhado, peça ao gondoleiro que cante uma canção. É o máximo do romantismo para pierrôs e colombinas de qualquer parte do mundo.Personagens seculares desfilam elegantemente pelos canais e ruelas, cada um com sua fantasia em busca da magia do ‘‘carnevale veneziano’’
Arquivo FolhaFESTAPara o folião veneziano, que vem de várias partes do mundo, o importante é o requinte e o charme de máscaras e fantasiasArquivo FolhaCanal de Veneza e suas gôndolas que são um convite ao romantismoArquivo FolhaUm dos principais pontos turísticos da cidade é na Praça São Marcos, onde ocorre uma das maiores concentrações de foliões e artistas

mockup