Minúsculo, pequeno ou grande, o quintal de todo mundo
Livro infantil de Fernando Nuno mostra a importância daquele pedacinho de terra em nossas casas
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 20 de junho de 2023
Livro infantil de Fernando Nuno mostra a importância daquele pedacinho de terra em nossas casas
Marcos Losnak/ Especial para a Folha

Tem gente que cuida de quintal gigante. Quintal com espaço para árvores, pássaros e flores de todas as cores.
Tem gente que cuida de quintal pequeno. Quintal com espaço para apenas roseira, cachorro e trepadeira.
Também tem gente que cuida de quintal minúsculo. Quintal com vaso de salsinha e cebolinha.
A ideia de quintal como parte da casa das pessoas é universal. Aquele espaço particular e íntimo que pode ser um pedaço de céu, uma fração de chão, alguma planta e um algum bicho de estimação.
Aquele espaço que as pessoas cuidam com contentamento. Aquele lugar que as pessoas cuidam com afetividade, com a proximidade dos olhos, das mãos e do coração.
Mas existe outra ideia de quintal. Um ideia mais ampla. A ideia de todo o planeta se revela como quintal de toda e qualquer pessoa. Um quintal imenso e coletivo que merece o cuidado de todos seus habitantes.
Essa ideia está em “O Quintal da Minha Casa”, livro infantojuvenil de Fernando Nuno, publicado pela editora Companhia das Letrinhas, com ilustrações de Bruno Nunes.
A proposta do autor é ampliar ao máximo a ideia de quintal para as crianças. Um quintal que tem jequitibá e baobá. Tubarão e lambari. Goiaba e mandioca. Jabuti e sucuri. Jasmim e inhame. Paineira e oliveira. Minhoca e beija-flor. Leão e camaleão.
Um quintal que tem céu estrelado e céu chuvoso. Dia ensolarado e dia nublado. Um quintal com gente igual e gente diferente. Um quintal com todas as pessoas do mundo vivendo no mesmo quintal.
“O Quintal da Minha Casa” apresenta a ideia do planeta como quintal coletivo. Um quintal do qual precisamos cuidar com a mesma atenção e empatia que cuidamos de nossos quintais individuais. Zelar pelo planeta com os mesmos cuidados afetivos que reservamos aos vasos de manjericão e os animais de estimação.

SERVIÇO:
“O Quintal da Minha Casa”
Autor – Fernando Nuno
Ilustrações – Bruno Nunes
Editora – Companhia das Letrinhas
Páginas – 40
Quanto – R$ 52,90

