Milkshakespeare
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Nelson Sato<BR> Reportagem Local 
Um clássico da dramaturgia universal tem conquistado plateias por onde passa desde sua estreia, em 2002, em Curitiba. ''Sonho de Uma Noite de Verão'', adaptação para crianças da obra de Shakespeare, chega hoje a Londrina.
O espetáculo será apresentado em três sessões no Teatro Zaqueu de Melo: às 10h, 14h e 15 horas. Também será realizada uma oficina gratuita amanhã, das 9h às 12 horas, na Escola Municipal de Teatro. A montagem é uma das oito peças de repertório que o grupo curitibano vem apresentando em todo o país.
Em julho passado, a trupe esteve no palco do Filo (Festival Internacional de Londrina) com a peça ''Trenzinho Caipira''. E em outubro ou novembro, deverá retornar à cidade com outro trabalho, desta vez através do Sesc. A diretora Letícia Guimarães salienta que ''Sonho de Uma Noite de Verão'' transporta o público para ''um universo lúdico no qual quatro velhinhos contadores de estórias, a serviço do Sr. Milkshakespeare, utilizam-se de objetos para narrar o percurso dos encontros e desencontros de dois casais''.
No palco, os personagens da trama são representados por objetos do cotidiano. Uma par de sapatos se transforma na heroína do dramaturgo inglês e um talco para os pés, no seu amado. ''A montagem foi baseada na observação das crianças, em sua capacidade de abstração, de pegar qualquer objeto para brincar'', explica a diretora.
''Não fazemos uma arte menor, menos inteligente, supondo que a criança não terá cognição para compreender. Pelo contrário: achamos que a cognição ocorre também pela via emocional e não apenas pela via intelectual'', continua ela. Embora a plateia mirim seja sempre maioria nas poltronas, os pais também se divertem ao acompanhá-las.
''Desenvolvemos a ideia de que nossos espetáculos não são dirigidos para uma faixa etária específica do público, mas para crianças de todas as idades. Nossa proposta é que as peças falem com o lado criança de todo mundo, trabalhando uma linguagem mágica para promover o encantamento em qualquer pessoa'', assinala Letícia.
A oficina de amanhã, intitulada ''Ludicidade no teatro para crianças'', é voltada para a garotada de 8 a 13 anos. O programa inclui vivências teatrais e apresentação de técnicas corporais lúdicas de contação de histórias e animação de objetos. Também serão desenvolvidos jogos dramáticos, exercícios de percepção espacial, sonora e corporal; além de improvisação e construção de cena.
Serviço
- Sonho de Uma Noite de Verão, com a Cia do Abração
Quando - Hoje às 10h, 14h e 15 horas
Onde - Teatro Zaqueu de Melo (Av. Rio de Janeiro, 413)
Quanto - R$ 5
- Oficina Ludicidade no Teatro para Crianças
Quando - Amanhã das 9h às 12 horas
Onde - Escola Municipal de Teatro (Rua Acre, 315)
Inscrições e informações - (43) 3323-0945


