MENU
Serviço de churrascaria
Dando seqüência às dicas para melhorar a qualidade dos serviços nos restaurantes londrinenses, a coluna da semana volta-se para os rodízios de carnes. Almoçar ou jantar em churrascarias ou restaurantes que servem rodízios já foi um programa para se curtir com toda a calma e tranqülidade que o cardápio exige. Hoje, mais parece sinônimo de corrida contra o tempo, para que o cliente se satisfaça logo e libere rápido a mesa. Tudo bem, há os que acreditem que tal rapidez no serviço seja para agradar ao cliente. Mas essa eficiência pode se tornar um incômodo. Outra reclamação freqüente é o excesso de variedades empurradas como acompanhamento.
- Já inventaram um sistema sinalizador muito simples que indica quando o cliente deseja ou não ser servido. Nem todos os estabelecimentos têm e os que têm, nem sempre instruem seus garçons a observá-lo.
- Não custa perguntar se o ritmo do serviço na mesa está adequado. Muitas vezes, o atendimento é irregular. Sufoca o cliente no início e esquece da mesa depois de um tempo.
- Nem todas as casas perguntam se o cliente tem alguma preferência por um tipo de carne. Quando o cliente se antecipa e demora muito a ser atendido, ele fica irritado.
- Até para não ser desagradável com os garçons, muita gente acaba acumulando carne no prato e desperdiçando comida.
- Aliás, mais uma vez: as caras feias de alguns garçons deixam o cliente com medo de dizer não.
- O cliente não gosta de ser enrolado. As pessoas vão à churrascaria para comer carne. São muito bem-vindas as opções de acompanhamento, que podem ser escolhidas pelo cliente. Mas não adianta tentar empurrar as sugestões da casa.
- Outra coisa: muita gente vai sim à churrascaria e paga caro porque quer comer carnes nobres. Só que em alguns lugares é preciso quase implorar para servirem logo uma picanha, por exemplo.
- Apesar da regra básica de toda boa churrascaria ditar ao contrário, ainda se encontra por aí carne dura e requentada. Não dá.
- Conseguir almoçar em churrascarias aos domingos tem sido cada vez mais complicado. Demora para estacionar o carro e geralmente há fila de espera. Se o local tem espaço adequado para o cliente esperar (mesas ou barzinhos que acomodem bem as pessoas), ótimo. Mas não custa nada, se o lugar estiver lotado, colocar um aviso do lado de fora.
Jackeline Seglin





