MENOS BRILHO NAS PASSARELAS
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 18 de janeiro de 2000
France Presse
Os desfiles da alta-costura começaram no último dia 15 e terminam amanhã em Paris. Este ano, os desfiles parisienses não contam com alguns nomes famosos, como Paco Rabanne ou o falecido Louis Feraud, mas jovens talentos marcam presença em busca da fama.
Com o passar dos anos, o número de estilistas se reduziu: Cardin, Levin, Grés, Nina Ricci são algumas das principais grifes que renunciaram a esta atividade.
Pela primeira vez, Paco Rabanne não participa. Demitido por seus patrões, o grupo espanhol Puig (também dono da Nina Ricci), o famoso estilista saiu definitivamente em julho da firma que leva seu nome.
Outro ausente é Louis Féraud, falecido no final de dezembro. Sua filha, Kiki, que o sucedeu na direção da empresa em 1995, vendeu toda a firma ao grupo holandês Secon.
Por sua vez, Thierry Mugler anunciou recentemente que não apresentaria suas criações de alta costura por causa de uma reorganização interna profunda da entidade empresarial, mas disse que retornaria em julho.
Quanto aos mais jovens, o francês Christophe Rouxel fechou sua empresa por que diferentes coleções haviam sido acolhidas friamente durante os desfiles.
Outros, como o ítalo-brasileiro Ocimar Versolato, Thimister e a dupla Viktor e Rolf, estes três últimos holandeses, preferem se consagrar ao seu prêt-à-porter que será lançado em março.
Para aliviar a penúria de seus membros integrantes, a câmara sindical de costura abriu suas portas há várias temporadas a membros convidados, como Jean-Paul Gaultier, Thierry Mugler, Adeline André, Dominique Sirop e Frank Sorbier. O último a chegar foi Pascal Humbert. Valentino e Gianni Versace também fazem parte como membros especiais.
O programa do verão (boreal) 2000 tem agendados 20 desfiles e 12 criadores, entre eles o francês Fred Sathal e o belga-israelense Libertin Louison.Grandes nomes da alta-costura ficaram fora dos desfiles de verão que terminam amanhã em Paris, muitos migraram para prêt-à-porter
France PresseVestido de noiva criado pelo estilista Alexander McQueen para a maison Givenchy foi destaque no desfile de domingo em ParisFrance PressePedrarias ressaltam a sensualidade de outro modelo de Alexander McQueenFrance PresseLeaconet Hemant abusa dos colares no modelo que nem precisa do corpeteFrance PresseO leopardo inspira Jean Louis Ferrer no modelo pink, cor em alta no verão europeu