O primeiro livro de poesias do rapper londrinense Menor NPR vai estar à venda em um dos maiores eventos literários do país, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que acontece de 13 a 20 de junho.

A obra “Poesia 043”, da editora UICLAP, um portal gratuito de publicação, foi selecionada por ser considerada um “top seller”, ou seja, atingiu a venda de mais de 200 exemplares em apenas seis meses, desde o lançamento, em novembro de 2024.

Assim, o garoto Iago Avanço Brandão - conhecido como Menor NPR, uma referência ao Norte do Paraná - do Jardim União da Vitória, zona sul de Londrina, autor de 28 poesias, vai expor no estande da editora no Pavilhão 2 da Bienal do Livro Rio 2025. Ele vai estar ao lado de escritores renomados do Brasil como Ailton Krenak, Conceição Evaristo, Marcelo Rubens Paiva, Drauzio Varella e Itamar Vieira Junior, além de autores internacionais. Sua obra trata de suas vivências que falam sobre as suas vivências na periferia e no universo do hip hop.

Este ano, o Rio se torna a Capital Mundial do Livro, título concedido pela Unesco à cidade do Rio de Janeiro.

“Eu vou ser um artista desconhecido no meio de todo mundo, mas vou estar lá e sentir que faço parte de um evento tão grandioso que é a Bienal com meus livros, é um momento muito feliz!!” diz o Menor NPR.

“A cada dia que passa vai caindo a ficha de que em apenas seis meses eu consegui estar na Bienal. A sensação é de gratidão a todos que estão comprando o livro, que vêm falar comigo e citam como os poemas os fazem refletir”, ressalta o rapper.

CHOQUE DE REALIDADE

O livro “Poesia 043” é dividido em quatro capítulos - Sentimento, Fome, Favelado e Rapper - e traz um choque de realidade com o relato de experiências pessoais da trajetória do menino pobre que enfrentou muitas dificuldades na periferia da cidade.

”No segundo capítulo Fome, eu falo sobre o que eu vi e vivi, e traz um pouco da revolta pelo que eu e a minha família passamos”, lembra ele.

Mais do que expor essa realidade, o rapper ao se destacar como escritor acaba representando uma parcela da população que, geralmente, só é citada em situações relacionadas à violência urbana. “O livro é uma forma de dar voz pra quem não tem. A gente que vem de uma região periférica, costuma ter voz só quando é algo negativo. A imprensa vem na quebrada quando tem uma tragédia e aí, a gente tem voz porque colocam o microfone pra saber quem matou quem. Eu acredito que o livro é uma outra perspectiva de dar voz para todas as pessoas que viram o que eu vi, passam por isso até hoje e se sentem representadas”, destaca o autor que é uma referência do movimento hip hop com a criação da Batalha UDV, no bairro onde mora, em Londrina

VENDA PARA BANCAR A VIAGEM

No perfil do instagram - @menor.npr - o poeta lançou uma campanha para arrecadar recursos para viajar ao Rio de Janeiro no próximo dia 11 de junho. Com a venda antecipada do livro “Poesia 043”, pelo site da editora UICLAP , ele pretende obter o valor necessário para a viagem e estadia durante os 10 dias da Bienal do Livro, no Riocentro.

Antes da viagem, nesta quinta-feira (05), o Menor NPR vai participar de um encontro com a turma de Teoria Literária do curso de Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a convite do professor Frederico Garcia Fernandes. Ele vai falar da sua obra e da produção literária na periferia, fazendo reflexões sobre literatura, política e engajamento social, temas de pesquisa da turma.

mockup