São Paulo, 20 (AE) - O violoncelista Antonio Meneses (foto) e a cravista Rosana Lanzelotte interpretam amanhã, às 21 horas, no Teatro Alfa, em São Paulo, três sonatas de Bach, num programa que marca seis anos de parceira entre os músicos, iniciada em 1993, no Mosteiro de São Bento, no Rio. Do repertório fazem parte a Sonata em Sol Maior nº 1, a Sonata em Ré Maior nº 2 e a Sonata em Sol Menor nº 3.
Meneses, que agora integra o Beaux Arts Trio, tem muita intimidade com a obra de Bach. Com menos de 40 anos gravou as "Suítes para Violoncelo" do compositor alemão, que outros grandes violoncelistas só ousaram registrar na idade madura. A cravista Rosana Lanzelotte também gravou um disco inteiramente dedicado a Bach e divide com o parceiro interesse particular pelo período barroco, o que torna ainda mais atraente o concerto do duo. Há quatro anos, Meneses também lançou um CD pelo selo Philips com as sonatas de Bach.
O violoncelista pernambucano tem dedicado parte de seu tempo à música de câmara, tentando convencer os parceiros do Beaux Arts a registrar obras de compositores eruditos brasileiros, entre eles Villa-Lobos. O trio, com apresentações agendadas até o ano 2000, deve tocar no Brasil em agosto.
Rosana Lanzelotte também tem larga experiência com grupos de câmara, entre eles o Quadro Cervantes, primeiro conjunto brasileiro a tocar música com instrumentos de época. Ficou com o grupo até 1990 e tem desenvolvido sua carreira de solista desde então, tendo recebido dois importantes prêmios com o disco dedicado a Bach. Recentemente, a cravista lançou um outro disco com obras de compositores brasileiros.
Os ingressos para o concerto do duo formado por ela e Antonio Meneses custam de R$ 40,00 a R$ 60,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro, das 11 às 19 horas, ou pelo telemarketing (0800/5558-1291 ou 5693-4000). Estudantes e aposentados têm desconto de 50%.